Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
22:32:28
informe o texto

Notícias / Geral

23/04/2021 às 12:28

Rondonópolis suspende vacinação contra covid-19 por falta de doses

Paulo Padin tranquiliza a população garantindo que todos os idosos que já tomaram a 1ª dose serão imunizados com a 2ª dose

Eduarda Fernandes

Rondonópolis suspende vacinação contra covid-19 por falta de doses

Foto: Wheverton Barros - Prefeitura de Rondonópolis

O não recebimento dos lotes de vacinas contra a covid-19 fez com que a Prefeitura de Rondonópolis suspendesse a vacinação de idosos em 1ª dose com idades entre 60 e 59 anos, programada para acontecer neste fim de semana.

O responsável pelo departamento de Saúde Coletiva, Paulo Padin, explica que as vacinas acabaram, tanto da 1ª dose que seriam usadas em pessoas com 60 e 59 anos, quanto da 2ª dose para as outras faixas etárias.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é de que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) envie os lotes até a próxima segunda-feira (26) para que o processo de vacinação/imunização possa ser retomado já na terça (27).

Leia também - Prefeitura de Rondonópolis libera comércio até às 22h de segunda a sábado

Em relação à preocupação quanto ao prazo de 15 a 28 dias entre a 1ª dose e a 2ª dose, a prefeitura explica que existe uma janela de segurança de alguns dias a mais, e que não compromete a qualidade da imunização.

Paulo Padin tranquiliza a população garantindo que todos os idosos que já tomaram a 1ª dose serão imunizados com a 2ª dose. Ele citou como exemplo que os idosos de 68 anos acima que já tomaram a 1ª dose e não tomaram a 2ª dose, poderão ser vacinados nos postos de saúde regulares. “Todos devem ficar tranquilos, porque haverá vacina para todo mundo. Ninguém vai ficar sem se vacinar”, garantiu.

Novo lote

Nesta sexta (23), o Estado recebeu 50.800 doses para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19, sendo 41.000 doses da vacina da AstraZeneca e 9.800 doses da CoronaVac. As unidades poderão ser utilizadas como primeira ou segunda dose de idosos entre 60 a 69 anos e profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento.

O Executivo estadual já explicou outras vezes que a logística de entrega das vacinas aos Municípios pode levar até 48 horas, que é o tempo que as equipes da SES levam para fazer a conferência, catalogação, encaixotamento e distribuição.

 
Com informações da assessoria

Atualizada às 15h35 - SES envia nota
 
Por meio de assessoria, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o município de Rondonópolis já retirou todas as doses de vacinas contra a covid-19 recebidas pelo Estado e disponibilizadas à cidade. "Nesta sexta-feira (23.04), o Estado recebeu mais 50,8 mil doses, que serão pactuadas e disponibilizadas aos municípios a partir deste sábado (24.04)".
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet