Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
03:13:39
informe o texto

Notícias / Política

26/04/2021 às 15:05

Mauro: Rússia só enviará Sputnik V se receber aval da Anvisa

O governo de MT já havia contratado a compra de 1,2 milhão e apesar de decisão do STF autorizar importação, o fabricante já avisou que não entregará doses

Camilla Zeni

Mauro: Rússia só enviará Sputnik V se receber aval da Anvisa

Foto: Michel Alvim/Secom

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), revelou que o Instituto Gamaley, fabricante das vacinas Sputnik V, feitas na Rússia, sinalizou que não enviará as doses ao Brasil sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O gestor também voltou atrás na decisão de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) no caso. 

Por meio de consórcio nacional formado por 12 estados, Mato Grosso fez a compra de 1,2 milhão de doses do imunizante contra a covid-19. Entretanto, tem enfrentado dificuldades para a importação da vacina, e desde 31 de março tenta obter autorização especial na Anvisa. 

Diante da demora, em uma ação movida pelo estado do Maranhão, o STF deu até o dia 28 de abril para que a agência se posicione sobre o pedido. Caso não haja resposta até a data, o estado ficaria automaticamente autorizado a fazer a importação do imunizante. Entretanto, a fabricante russa se manifestou contrária à decisão.

Leia também - Em reunião com ministro, Mauro sugere sistema de compensação para ficar com Sputnik

“A Sputnik não aceitou embarcar lá a vacina sem liberação da Anvisa. Isso poderia gerar desdobramentos indesejáveis. Então, prudentemente, eles se negaram e nós concordamos, porque também não queremos criar esse tipo de confusão. O que queremos é que a Anvisa libere”, comentou o governador na manhã desta segunda-feira (26), após evento da Secretaria de Estado de Educação.

Também nesta segunda-feira, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, ratificou o prazo em uma decisão na qual negou pedido da Anvisa para alterar a data final. Com a negativa do STF, a Anvisa marcou uma reunião extraordinária para esta noite. 

Cabe destacar que, até a posição da fabricante, o governador Mauro Mendes já tinha se posicionado favorável à medida adotada pelo Maranhão, destacando que, caso não houvesse manifestação da Anvisa até o prazo determinado, Mato Grosso também iria propor uma ação no STF para ser autorizado a fazer a importação das doses.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet