Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
19:07:37
informe o texto

Notícias / Política

29/04/2021 às 10:48

Base dá mais uma 'rasteira' na oposição e cria CPI dos Contratos

A CPI tem praticamente o mesmo objeto da proposta pelo vereador Marcos Paccola, da oposição, que acabou engavetada por falta de assinatura

Kamila Arruda

Base dá mais uma 'rasteira' na oposição e cria CPI dos Contratos

Foto: Assessoria Câmara

A Câmara de Cuiabá instaurou mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) nesta quinta-feira (29). A base governista mais uma vez conseguiu desestabilizar a oposição e emplacar mais um procedimento para investigar todos os contratos firmados pelo Poder Executivo desde janeiro de 2013 até abril deste ano, com a intenção de apurar, inclusive, a gestão de Mauro Mendes (DEM) como prefeito de Cuiabá. 

“Vamos investigar todos os contratos emergenciais e não emergenciais firmados de janeiro de 2013 a abril de 2021. Vamos pegar as duas últimas gestões da nossa cidade, e fazer o que já deveríamos ter feito há muito tempo: investigar todos os contratos”, justificou o vereador Chico 2000 (PL), autor do requerimento que deu origem a CPI.

A instauração desse procedimento representa um novo baile nos parlamentares de oposição. Isto porque, a intenção foi minar a propositura feita pelo vereador Marcos Paccola (Cidadania), que visava abrir uma CPI no Legislativo Municipal para investigar os contratos firmados pelo poder Executivo durante a pandemia do coronavírus (Covid-19).

Em mais de 30 dias, o oposicionista não garantiu assinaturas suficientes para implantar a investigação no Parlamento Cuiabano. Além dele, assinaram a CPI os vereadores Diego Guimarães (Cidadania), Dilemário Alencar (Podemos), Edna Sampaio (PT) e Michelly Alencar (DEM). Porém, de acordo com regimento interno da Casa de Leis, são necessárias, no mínimo, nove assinaturas para abertura de um procedimento investigatório.

“Trata-se da mesma propositura que eu já propus e a grande maioria disse que não assinaria. Essa Casa de Leis precisa mudar a conduta, se não mudar os processos teremos os mesmo resultados sempre. Temos que colocar a mão na consciência e parar com essa história de quem é o autor, quem fez. Temos que parar de revanchismo pessoal e ver o que a população esta clamando. Nós precisamos dar transparência às nossas ações”, reclamou Paccola que foi mais além e disse que a CPI proposta por Chico poderia perder o objeto.

O parlamentar ironizou o fato de os vereadores da base não terem assinado o requerimento de sua autoria. “Para não assinar o meu requerimento eles [vereadores] disseram que analisar todos os contratos emergências do período da pandemia seria arriscado e perderíamos o objeto”, disse.

Chico, por sua vez, rebate e garante que a sua CPI será especifica. “Essa CPI só tem um objeto que são os contratos. Eu fiz questão de estabelecer que são contratos emergenciais ou não. Portanto o risco que o senhor se referiu, eu, particularmente, não o vejo”, devolveu.

Esse é o segundo olé dado pela base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) nos vereadores de oposição. Nesta semana, os parlamentares governistas garantiram a criação da CPI dos Medicamentos, fruto da fiscalização promovida pelos oposicionistas na semana passada.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet