Cuiabá, terça-feira, 11/05/2021
19:12:43
informe o texto

Notícias / Política

04/05/2021 às 11:59

MP flexibiliza condições de aquisição de insumos contra a Covid-19

Texto dispensa a administração pública da realização de licitações para adquirir bens, serviços e insumos de enfrentamento à pandemia

Metrópoles

MP flexibiliza condições de aquisição de insumos contra a Covid-19

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou, na segunda-feira (3/5), medida provisória que flexibiliza as condições de aquisição de bens, serviços e insumos contra a Covid-19. O texto foi publicado na edição desta terça-feira (4/5) do Diário Oficial da União (DOU) e passa a valer imediatamente.

A medida provisória dispensa a administração pública, de todos os estados e Poderes, da realização de licitações para adquirir os insumos necessários ao enfrentamento da pandemia. Também permite que o processo licitatório seja realizado na modalidade pregão, eletrônico ou presencial, com prazos reduzidos, e estabelece o pagamento antecipado.

Os contratos regidos pela medida provisória terão prazo de duração de até seis meses, podendo ser prorrogados por períodos sucessivos e enquanto perdurar a necessidade de enfrentamento da pandemia.

A MP também autoriza, em caráter excepcional, a contratação de fornecedor que esteja impedido de negociar com o poder público, como no caso de empresas que tenham sido declaradas inidôneas.

O texto entra em vigor imediatamente. Para que a MP seja definitivamente convertida em lei, o texto do ato normativo precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional no prazo de até 120 dias.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet