Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
02:35:30
informe o texto

Notícias / Geral

28/05/2021 às 11:45

Itamaraty nega ter municiado Bolsonaro sobre 'guerra química'

'É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou porque um ser humano ingeriu um animal inadequado', disse Bolsonaro, em 5 de maio

Leiagora

Itamaraty nega ter municiado Bolsonaro sobre 'guerra química'

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores negou, em resposta a ofício da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, ter sido a fonte de informação usada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para declarar que a pandemia poderia ser parte de uma “guerra bacteriológica”.

“Este ministério não produziu ou forneceu informação ‘sobre a possibilidade de estar em curso uma guerra não declarada, promovida por nação estrangeira, por meio de guerra química, bacteriológica e radiológica”, assinalou o chanceler Carlos Alberto Franco França.

No último dia 5, Bolsonaro voltou a insinuar que a China pode ter “criado” o novo coronavírus como forma de desencadear uma “guerra química”.

“É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou por algum ser humano [que] ingeriu um animal inadequado, mas está aí. Os militares sabem que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu seu PIB? Não vou dizer para vocês”, disparou o presidente, em evento no Palácio do Planalto, em Brasília.

À noite, o mandatário da República negou ter se referido ao país asiático. “Não falei a palavra China hoje de manhã”, ressaltou ele.

“Eu falei a palavra China hoje de manhã? Eu não falei. Eu sei o que é guerra bacteriológica, guerra química, guerra nuclear. Eu sei porque tenho a formação. Só falei isso, mais nada. Agora, ninguém fala, vocês da imprensa não falam onde nascem os vírus. Falem. Ou então têm medo de alguma coisa? Falem. A palavra China não estava no meu discurso de quase 30 minutos de hoje”, insistiu o presidente.

O Produto Interno Bruto (PIB) da China encerrou 2020 com crescimento de 2,3%. É o menor índice registrado pelo país nos últimos 44 anos. Porém, a nação comandada pelo presidente Xi Jinping foi a única a crescer economicamente no ano passado, apesar da pandemia do novo coronavírus, segundo dados do Banco Mundial.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet