Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
20:16:25
informe o texto

Notícias / Literatura

10/08/2021 às 12:57

Dois livros são lançados em Cuiabá sobre figuras importantes do Estado

Releitura histórica estará nesta terça no Sesc Arsenal; homenagem a Clovis Matos ocupa o Cine Teatro na quinta

Priscila Mendes

Dois livros são lançados em Cuiabá sobre figuras importantes do Estado

Foto: Divulgação

Uma semana para enaltecer a literatura mato-grossense: o lançamento de dois livros no intervalo de dois dias! O primeiro será lançado nesta terça-feira (10), às 19h, no Sesc Arsenal: a obra “Reescrevendo o diário de Luiz Pedroso Pompeo de Barros - Mato Grosso (1848 a 1912)”, escrita pelo trineto João Paulo Lacerda Paes de Barros.

O segundo livro homenageia Clovis Matos e o projeto Inclusão Literária. O lançamento da obra “Vovô Clovis: o espalhador de livros”, de autoria de Anna Maria Ribeiro Costa e ilustrações de Ruth Albernaz, será na quinta-feira (12), também às 19h, desta vez no Cine Teatro Cuiabá.

Ambos os livros foram publicados pela Entrelinhas Editora e financiados com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio de editais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

Um olhar histórico

“Reescrevendo o diário de Luiz Pedroso Pompeo de Barros” é uma releitura a partir dos manuscritos do major Luiz Pedroso acerca dos próprios acontecimentos da vida particular.

Foi formatado como um ‘encontro ancestral’ entre o major do século 19 e o trineto João Paulo, escritor que recebeu das mãos da tia-avó, Maria do Rosário Costa Tavares, o diário do homenageado, que viveu entre os anos de 1848 e 1932, em Cuiabá.

Toda a arrecadação da venda do livro será revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Chapada dos Guimarães, município em que João reside.

João conta que se surpreendeu ao constatar que, enquanto o trisavô relatava os principais episódios da própria vida, contava também os principais acontecimentos no Estado. “Sua importância histórica logo me veio em mente”, relembra. “Ele relatava, por exemplo, a Guerra do Paraguai e as Revoluções Oligárquicas Mato-grossenses ocorridas em 1892, 1899 e 1906”.

Com a publicação, João espera que a história regional seja brindada com novos elementos acerca dos importantes acontecimentos ocorridos no limiar do século XIX e início do século XX, contribuindo para a ampliação da historiografia mato-grossense.

Andança literária

“Vovô Clovis: o espalhador de livros”, por sua vez, usou de uma narrativa lúdica para contar a vida e as andanças de Clovis Matos por Mato Grosso afora com o projeto Inclusão Literária. Mais que isso, o trabalho do ‘Papai Noel Pantaneiro’ no incentivo à leitura permitiu a ele ser reconhecido como ‘mestre da cultura’, por meio de projeto de Rosiceli de Arruda (Madona) contemplado em edital da Secel/MT de produção cultural multimidiática.

A autora Anna Maria construiu a biografia a convite do próprio biografado e a partir de encontros semanais virtuais. “Nossos encontros semanais, que duravam quase duas horas, não foram gravados. Assim, mais à vontade, em estado de fantasia, nos imaginamos presencialmente juntos”, contou.

Ainda segundo Anna Maria, “o ponto culminante das tardes encantadas de sextas-feiras foi identificar, nas lembranças de Clovis, a circunstância em que os livros passaram a fazer parte de seu dia a dia. Identificar o momento em que se apegou aos livros e, de ora em diante, não os largou mais”.

O livro é colorido e o tom onírico é ampliado com as ilustrações de Ruth Albernaz. A costura foi finalizada pela editora Maria Teresa Carrión Carracedo, da Entrelinhas.

Serviço
Lançamento de livros

“Reescrevendo o diário de Luiz Pedroso Pompeo de Barros - Mato Grosso (1848 a 1912)”
Terça-feira (10), a partir das 19h, no Sesc Arsenal

“Vovô Clovis: o espalhador de livros” - edição ilustrada e colorida
Quinta-feira (12), a partir das 19h, no Cine Teatro Cuiabá
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet