Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
18:24:56
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

13/10/2021 às 11:23

Projeto de mulheres quilombolas de Mata Cavalo oferece novo ciclo de oficinas

Muxirum dos Saberes Tradicionais tem cursos gratuitos como 'produção de acessórios de barro', 'musicalização com viola de cocho' e 'ervas medicinais e rezas'

Priscila Mendes

Projeto de mulheres quilombolas de Mata Cavalo oferece novo ciclo de oficinas

Foto: Divulgação

Começa, nesta quarta-feira (13), um novo ciclo de oficinas do projeto “Muxirum dos Saberes Tradicionais das Mulheres Quilombolas do ‘Mata Cavalo de Cima’”. Até o próximo domingo (17), será a vez da Oficina de Peças e Acessórios de Barro. As formações ocorrem na comunidade para o público interno, a fim de repassar conhecimentos às gerações futuras.

O projeto oferece cursos gratuitos, ministrados pelos integrantes do próprio quilombo, ensinando e incentivando a confecção de produtos regionais: óleo de mamona, óleo de coco de babaçu; fabricação de doces; a oficina de musicalização será com a viola de cocho, ganzá e a bruaca; na área da saúde integrativa, o curso é de ervas medicinais utilizadas tradicionalmente e rezas cantadas; entre outros.

Para a produção, são utilizados materiais do bioma local (cerrado e pantanal), como folha de babaçu, coco de babaçu, argila, sementes de mamonas, frutas típicas da região, mamão, goiaba e mandioca.

O objetivo da iniciativa é a transmissão e a circulação dos saberes e fazeres das mulheres do Quilombo de Mata Cavalo de Cima, a fim de salvaguardar os modos de viver, de trabalhar, de preparar alimentos, de rezar, de cantar e de dançar. Na proposta, o relacionamento com a natureza ganha dimensão de universalidade e de ecossustentabilidade.

As tradições quilombolas, tidas como saberes populares, serão ressignificadas, para ser identificada como uma cultura rica e diversificada. “Sensibilizar a nova geração quilombola a aprender a arte desses ofícios é fundamental para revalorizar e enaltecer saberes e fazeres quilombolas”, registra material de divulgação do projeto.

“A inclusão social e econômica das comunidades quilombolas ao alcance de todos oportuniza o direito à cidadania, o aumento do mercado dos bens culturais e o direcionando dos lucros do turismo para de artesãos quilombolas”, registrou a liderança quilombola da Comunidade Ribeirão do Mutuca, Laura Silva.

O “Muxirum dos Saberes Tradicionais” foi contemplado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

Confira o calendário das próximas atividades:

- Oficina de Peças e acessórios de barro: de 13 a 17/10
- Oficina de Musicalização - Viola de Cocho e Ganzá: 23 e 24/10
- Oficina de bijouteria: 26 e 27/10
- Oficina de Dança de Siriri - capacitação em cênicas: 30 e 31/10
- Oficina de Ervas Medicinais e Rezas: 6 e 7/11
- Oficina Palestras-diálogos arte-educativas sobre temas referentes ao universo afrodescendente e os desafios da comunidade
- Oficina sobre Prevenção da Saúde Negra Quilombola (Mapeamento sobre saúde negra).
- Exposição dos produtos confeccionados no projeto.

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet