Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
06:29:41
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

16/10/2021 às 09:14

Quintais da Cultura Popular Cuiabana apresenta diagnóstico de trabalho neste sábado

Projeto busca incentivar que esses espaços desenvolvam o turismo, a questão social, o empreendedorismo e a autossustentabilidade

Entretê

Quintais da Cultura Popular Cuiabana apresenta diagnóstico de trabalho neste sábado

Foto: Emanoele Daiane

O projeto Quintais da Cultura Popular Cuiabana chega ao fim neste sábado (16), no “Fórum Quintais”, um grande encontro para apresentar o diagnóstico de oito meses de trabalho desenvolvido em 10 quintais cuiabanos, entre as potencialidades e fragilidades, e debater políticas públicas para a autossustentabilidade e salvaguarda desses espaços.

Cada quintal deve sair com o modelo de negócio definido, por meio da economia criativa, usando da metodologia Canvas.

Será um dia impactante, onde terá a apresentação de um inventário de pesquisa patrimonial e diagnóstico de cultura nesses lugares, exposições de artes visuais, um vídeo documentário e um e-book, entre outras ações que serão reveladas no dia.

De acordo Poliana Queiroz, produtora executiva do projeto, o Fórum será um momento em que o Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação apresentará para a sociedade os dados recolhidos e analisados. O trabalho contou com a participação das professoras e pesquisadores do Grupo de Estudos Caleidoscópio – Estudos em Cultura Popular, da UFMT, as antropólogas Patrícia Osorio e Alessandra Jorge, e dos consultores Avinner Augusto, gestor do grupo Flor Ribeirinha, e Éraldi Peterson, arquiteto e urbanista de Salvador (BA).

Os dados apontam a realidade socioeconômica e riqueza cultural desses espaços. “E aproveitando a presença de diversas lideranças e gestores que atuam em diversos campos, vamos, neste momento, pensar juntos em ações que podem ser feitas de maneira integrada para preservação desses locais”, explica Poliana.

À tarde, haverá a dinâmica de divisão de grupos, tendo como pauta a metodologia Canvas, uma ferramenta para desenvolver modelos de negócios viáveis aos gestores dos quintais. Será observada, ainda, a potencialidade de cada lugar e que ações de lucratividade podem ser realizadas a curto, médio e longo prazo.

“A nossa ideia é realmente transformar esses quintais em um espaço onde a gente possa desenvolver o turismo, a questão social, o empreendedorismo, a autossustentabilidade desses quintais, a salvaguarda da nossa cultura, dos nossos costumes, das nossas tradições e o embelezamento da própria cidade. Essa é a minha esperança!”, frisa a idealizadora do projeto e presidente do Instituto INCA, Cybele Bussiki.


O evento, fechado para os envolvidos diretos do processo, contará com a presença dos gestores dos quintais, de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Superintendência de Economia Criativa de Mato Grosso, as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá (SMCEL), e do Estado (Secel/MT), a Secretaria de Relações Comunitárias de Cuiabá (Sarc), lideranças comunitárias das quatro regiões da cidade, a União Coxipoense de Associações de Moradores de Bairros (Ucam), a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb) e escolas do entorno dos quintais visitados.

O projeto é uma realização do Instituto INCA, patrocinado pela Secel/MT, via emenda parlamentar, com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da UFMT e parceria do grupo Caleidoscópio da UFMT.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet