Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
06:00:57
informe o texto

Notícias / Cinema

14/11/2021 às 16:32

Documentário sobre o artista Nilson Pimenta entra em streaming nesta segunda-feira

O público poderá conferir gratuitamente a produção a partir das 19h

Entretê

Documentário sobre o artista Nilson Pimenta entra em streaming nesta segunda-feira

Foto: Arquivo / Gcom/MT

O documentário “Trajetória Nilson Pimenta” está pronto e será disponibilizado ao público a partir das 19hdesta segunda-feira (15), na plataforma de streaming Filmjoin.

Para assistir é necessário fazer um cadastro no sitewww.filmjoin.com.br. A produção integra o projeto “Mestre das Artes: Nilson Pimenta”, contemplado no edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

Nilson faleceu em 23 de dezembro de 2017, após sofrer um infarto aos 60 anos. A morte do artista plástico gerou comoção na classe artística mato-grossense, devido à representatividade alcançada pelo pintor.

Ele foi reconhecido dentro e fora do Brasil como um artista naïf (do francês, arte ingênua – é o estilo a que pertence à pintura de artistas sem formação acadêmica sistemática) de grande importância. Nilson classificava a arte naïf como de “gente simples”, que, apesar da falta de teoria, tem muita história para contar.

O artista Nilson Pimenta nasceu a partir da orientação da professora Aline Figueiredo. À época, Nilson era vigilante noturno da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). E foi lá que ele deu os primeiros passos em direção ao mundo das artes. Pimenta também foi responsável pela formação de diversos artistas plásticos. De 1981 a 2017, foi professor no Ateliê Livre do Museu de Arte e Cultura Popular (MACP/UFMT).

Produzir um documentário sobre a trajetória do desenhista e pintor autodidata Nilson Pimenta sempre foi uma ideia recorrente no imaginário do documentarista Amilton Martins da Silva.

Em algumas oportunidades, ele chegou a contar para Nilson sobre tal desejo. “Infelizmente, a realização não foi possível naquele momento. Mas com a contemplação no edital da Secel, pude tirar esse projeto do papel e homenagear o grande artista que foi o Nilson”, destaca o diretor.

A produtora executiva do projeto, Viviane Vilela, contou que, apesar de desafiadora, a execução da obra foi gratificante. “Cada entrevistado nos revelou facetas do artista até então desconhecidas, descobrimos o amor que ele tinha pela arte e como ele transmitia essa paixão aos seus alunos de pintura”, explicou Viviane.

Serviço
Lançamento do documentário “Trajetória Nilson Pimenta”
Data: Segunda-feira (15), a partir das 19h
Disponível em:www.filmjoin.com.br
Acesso gratuito

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet