Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
01:09:03
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

20/11/2021 às 09:30

Semana Quilombola tem feira tradicional digital e roda de axé

Evento começa neste domingo, no Quilombo Mata Cavalo, com comercialização digital de produtos e pré-estreia de documentário

Entretê

Semana Quilombola tem feira tradicional digital e roda de axé

Foto: Divulgação

De 21 a 28 de novembro, acontece a Semana Quilombola noQuilombo Mata Cavalo de Cima, em Nossa Senhora do Livramento, a 50 km de Cuiabá. A proposta do evento é fortalecer a comunidade local com o acesso de turistas interessados na cultura.

Na feira comercialização de produtos tradicionais - cestarias, óleos, licores, biscoitos, farinhas e doces de frutas da época. Todos produtos também estarão disponíveis para compra por meio do sitewww.nezinho.com.br. As vendas serão geridas pela comunidade, sem intermediários, como forma de estimular a geração de renda de forma digna e criativa por grupos de produtores das comunidades de Mata Cavalo, Terra Vermelha, Vaca Branca e outras.

A celebração começa no domingo, 21, a partir das 08h com uma apresentação de boas-vindas, roda de axé e baile. Já, às 19h, haverá a pré-estreia do curta metragem “Terra de Preto”, apresenta Mestre Nezinho e suas batalhas em manter o espaço cultural São Benedito e terreiro de Vovó Catarina, mantendo a fé na religião de matriz africana.

“A gente não pode acabar com nossa tradição, temos que deixar nossa cultura para as crianças que estão nascendo”, defende Nezinho, que é pai de santo umbandista e devoto de São Benedito. “A nossa terra é abençoada, nós temos muito orgulho dela, nós sabemos viver dela e é onde estão os nossos antepassados”, explica.

O Quilombo de Mata Cavalo de Cima foi fundado por seu bisavô, Marcelino Paes de Barros, após sua alforria. Ao todo, Mata Cavalo é composto por seis comunidades que, mais do que relações de parentesco, compartilham a luta pela terra, por melhores condições de vida. e pela titulação definitiva da terra quilombola, amparada pelos dispositivos legais

O evento se estende até domingo dia 28; a semana quilombola encerra a programação do projeto aprovado no Edital Conexão Mestres da Cultura pela Secretária de Estado de Cultura Esporte e Lazer Secel MT.

O projeto Mestre Nezinho e realizado pela Associação A Casa do Centro – e aconteceu em duas etapas - julho realização da 55ª Festa de São Benedito, e agora a Semana Quilombola, representações ancestrais necessárias para o fortalecimento do povo negro.

Serviço:
Semana Quilombola de 21 a 28 novembro
Quilombo Mata Cavalo de Cima | Sítio São Benedito |Nossa Senhora do Livramento
Uso obrigatório de máscaras contra Covid
Recomendável trazer utensílios pessoais como talheres, copos e pratos
Confirme a presença pelo WhatsApp: 65 99802-2151

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet