Cuiabá, sábado, 27/04/2024
00:31:44
informe o texto

Notícias / Cinema

24/01/2022 às 14:08

Curta mato-grossense está em cartaz nesta segunda em festival nacional

'Dois Bois' foi gravado no Pantanal e tem pré-estreia na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Priscila Mendes

Curta mato-grossense está em cartaz nesta segunda em festival nacional

Foto: Divulgação

Um curta mato-grossense está em cartaz na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes nesta segunda-feira (24), até as 17h (horário de Cuiabá), com acesso on-line e gratuito. “Dois Bois”, da produtora independente de Chapada dos Guimarães Cérberos Filmes, foi gravado no Pantanal e conta a história de Joana, que retorna à região para cumprir o último desejo da falecida mãe, após passar infância e juventude apartada da família. Acesse neste link.

O filme de 23 minutos, dirigido e roteirizado por Perseu Azul, é do gênero drama e tem estética faroeste. Dois Bois aborda o tema da vingança, sobreposto por uma disputa parental, sublinhada por ciúme, inveja e sina. É uma história inteiramente ficcional, inspirada no conto homônimo do co-roteirista Pedro Leite. A classificação etária é de 14 anos.

A estreia da obra é na Mostra de Cinema de Tiradentes, que está sendo realizada até o dia 29 deste mês, em formato on-line. O festival projeta (tanto no sentido de exibição, quanto no sentido de ‘dar destaque’) a produção audiovisual brasileira.

O curta-metragem pantaneiro compõe a Mostra Panorama Série 1 que, conforme a organização do festival, “reúne quatro curtas marcantes que evocam a insurgência feminina, a relação com a tradição e o mergulho nas peculiaridades do cotidiano”.

Mostra de Cinema de Tiradentes
Trata-se do maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. A 25ª edição começou na sexta-feira (21) e segue até dia 29, em formato on-line.

Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque na história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita.

Sinopse de Dois Bois
Joana é uma jovem mulher de 25 anos que passou a vida inteira distante de suas raízes, morando num internato na capital do Mato Grosso. O pai dela, João, vive com o irmão mais novo, Miguel, no pantanal mato-grossense, criando gado em uma pequena propriedade encravada nas terras de Dr. Freitas, um rico latifundiário paulista que é tratado como o coronel das redondezas.

Quando Maria, mãe de Joana, morre, ela, ainda que sem ser convidada, aparece no sítio da família, decidida a ficar e reencontrar suas raízes. Na verdade, ela foi chamada em segredo pela própria mãe que, antes de partir, lhe enviou secretamente uma carta exigindo o cumprimento de um último desejo.

Com o retorno de Joana, o rico Dr. Freitas, inimigo declarado da família, se aproxima cada vez mais e faz de tudo para estabelecer uma relação com a jovem, afirmando ser seu legítimo pai. Ao mesmo tempo, João, o pai de criação, por ciúme ou medo, se torna cada vez mais violento e aparentemente irracional no trato com a filha e com o gado. Será Joana capaz de cumprir o desejo da mãe sem causar danos irreversíveis a si e à própria família?

Sobre a produtora
A Cérberos Filmes é uma produtora independente sediada em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, focada na produção de conteúdo autoral para TV, Cinema e streaming. Criada em 2014, além de diversos curtas, clipes e videodanças, produziu as séries: Com Trato Musical, documentário de 2014, com 3 episódios para Web, premiada pelo Sesc Amazônia das Artes e exibida em festivais nacionais e internacionais; a série O Muro, documentário de 2016, com 5 episódios para Tv e Streaming, exibida por duas vezes na TV Cultura e TV Brasil, além de Rede Minas, TV Bahia, TV UFAM e disponível atualmente na plataforma Looke; e a série Insustentáveis, comédia em 13 episódios, também exibida pela TV Cultura e TV Brasil e disponível na Prime Video.

Ficha técnica de Dois Bois

Elenco
Oz Ferreira - Joana
Antônio Alípio - João
Sandro Lucose - Dr. Freitas
Tero Queiroz - Miguel
José Diniz - Salustiano
Rafael Abóbora - Dionísio
Àdila Safi - Branca
Amanda Rocha - Maria
Lorize Demicolli - Joana bebê

Departamento de Direção
Perseu Azul - Diretor, Roteirista e Produtor
Pedro Leite - Co-Roteirista
Renan Garoto - Primeiro Assistente de Direção
Cassyo André - Continuísta
Departamento de Produção
Daniel Calil Cançado - Produtor Executivo e Coordenador de Produção
Sara Alves Thimoteo - Diretora de Produção
Camila Maria Santos de Pinho - Assistente de Produção
Pedro Henrique Pazzini - Plateau
José Diniz - Preparador de Animais

Departamento de Fotografia
Renato Ogata - Diretor de Fotografia
Léo Rocha - Assistente de Câmera
Paulo Alipio de Lima - Video Assist
Abnna Dahya - Logger
Maria Reis - Fotografia Still (making of)
Rafael Abóbora - Maquinista

Departamento de Arte
Heitor Gonçalves Gomes (Ahgave) - Diretor de Arte e Designer
Maria Reis - Figurinista e Maquiadora
Àlison Rangel (Moleque Marrom) - Assistente de Arte e Maquiagem
Ederson Duarte e Wenni Justo - Assistente de Produção de Objetos

Departamento de Som
Matheus Lazarin - Diretor de Som
Paulo Monarco - Técnico de Som Direto
Guto Krebs - Microfonista
Murilo Alves - Trilha Sonora Original
João Ises - Editor de Som e Artista de Foley e Efeitos

Pós-produção
Danilo Daher - Montador e Colorista
Matheus Lazarin - Mixagem e Finalização

Fotos do corpo do texto: Maria Reis
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet