Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
03:13:02
informe o texto

Notícias / Bem-estar

21/03/2022 às 14:20

Dia Internacional da Felicidade convida para reflexões filosóficas

Filósofos, através dos tempos, avaliam que condição é muito maior que sentimento

Priscila Mendes

Dia Internacional da Felicidade convida para reflexões filosóficas

Foto: Imagem ilustrativa

Domingo, 20 de março, foi o Dia Internacional da Felicidade, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de propor reflexões sobre o reconhecimento da felicidade e do bem-estar como metas universais na vida das pessoas. Diante dessa necessidade, propor políticas públicas.

Mas o que é felicidade? Pensadores de todas as eras buscaram responder a essa pergunta - e experimentar a tal felicidade, expressão que ultrapassa o tempo e o espaço.

Na origem (epistemologia) da palavra felicidade, seja no latim, seja no protoindo-europeu, há indícios de o conceito ter mais conexão com o 'dar' do que com o 'ter', comenta Lúcia Helena Galvão, professora da Nova Acrópole, organização de Filosofia, Cultura e Voluntariado.

Ela reflete que grandes personalidades da História foram importantes pelo que deram e não pelo que tinham de bens materiais. A exemplo de Epíteto, grego que foi escravizado (135 d.C) e dizia que “a felicidade é um verbo, é um desempenho contínuo, dinâmico e permanente de atos de valor”.

Outro exemplo é Sri Ram, indiano de origem brâmane (1973), que deixou ensinamentos práticos para ser feliz, como a liberdade de se desapegar do passado e da ansiedade do amanhã, vivendo o presente com mais profundidade e altruísmo, “pois amar é dar de si mesmo, e dar de si mesmo consiste na experiência da felicidade e a felicidade consiste na plenitude da vida”, dizia.

Na visão desses e de vários outros filósofos, a filosofia tem um papel fundamental para ajudar a humanidade a viver melhor. Felicidade, para eles, tem relação com a identidade de ser humano, expressão diferente de estados emocionais como a alegria, que pode ser intensa, mas é passageira.

A partir dessas análises filosóficas, constata-se que a felicidade não passa da mesma forma que a alegria, pois estaria atrelada a valores humanos, tais quais o conhecimento de si mesmo, a serenidade interior, a capacidade de manter pureza de ideias e sentimentos, a liberdade do pensar, a responsabilidade, a bondade.

Para assistir a palestras filosóficas gratuitas, basta acessar ao canal
do YouTube Nova Acropole Brasil. A organização também mantém um canal de streaming exclusivo, com vídeos, podcasts e muito mais, emacropoleplay.com. Mais informações em www.acropole.org.br.
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet