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Notícias / Tecnologia

28/03/2022 às 16:32

As 10 tendências culturais que mais impactam a Geração Z no Twitter

Tudo começa quando se entende que os valores dessa audiência são tão importantes quanto os memes dela

Entretê

As 10 tendências culturais que mais impactam a Geração Z no Twitter

Foto: Banco de imagens

Em parceria com a agência Sparks & Honey, foram levantadas as tendências que mais moldam as conversas da Geração Z na rede social do passarinho azul,responsável por 52% dos tweets.

Mas afinal, quem compõe a Geração Z?

Nascidos entre os anos 1990 e 2010, a Gen Z cresceu junto com as transformações tecnológicas e foi moldada a partir delas. Ela tam uma relação forte com a internet e canais digitais, já que não conhece um mundo sem esses recursos.

Quando as pessoas se interessam por algo, elas falam sobre isso e isso permite aprender mais sobre esse público.

Tendências que movem a Gen Z no Twitter:

1. Identidade mista

As pessoas não querem ser colocadas dentro de caixas e, como desafiadoras do convencional, o Twitter é o espaço onde dialogam sobre e resistem ao que ainda é socialmente imposto.

Houve umaumento de 76% no volume de tweets com o termo “não-binário”dentro dessa audiência. Dá para entender que a plataforma é um lugar mais livre, onde diferentes realidades se encontram para trocar informação e isso permite que as pessoas explorem sua identidade por completo.


2. Micro Tribos de Nicho

Com conversas sobre representação e identidade em crescimento constante, a Geração Z tem procurado categorias de nicho de interesse e sub-gêneros para achar suas necessidades de expressão específicas. Por exemplo,a comunidade de entusiastas de cristais cresceu 75% de 2020 para 2021.

O Twitter é um espaço para se conectar com indivíduos com ideias semelhantes, não importa o quão distantes ou incomuns sejam seus interesses.

3. Economia de massa

As vozes da Geração Z e a compreensão nativa de plataformas sociais causam um impacto massivo no diálogo ativista.

Hashtags relacionadas a banda de k-pop BTS, por exemplo, aparecem com frequência entre as mais populares do Brasil e isso se deve ao poder dos fandoms, que usam da própria influência para levar a atenção a causas.

Os fandoms associados ao ativismo se tornaram uma prática das comunidades que se unem para gerar impacto no mundo real — como proteger o Pantanal e a Amazônia. Os fãs de K-pop estão cada dia mais lutando pela igualdade por meio do ciberativismo:


4. Sede por mudança

A Gen Z é apaixonada e usa o Twitter não só para chamar atenção para o que é certo, mas também para ativar seus valores. E enquanto gerações anteriores talvez tenham operado entre sistemas formais, os Z não vão esperar problemas estruturais serem abordados. Para eles, o Twitter é uma forma de catalisar o pedido de mudança, e eles o usam persistentemente e com urgência, até suas vozes serem reconhecidas.


5. Ressignificação de ícones

Existe o empenho para ressignificar ícones tradicionais e ideais, além de substituí-los por novos sistemas e instituições que estão mais alinhadas com seus valores, mesmo que haja uma resistência de outras gerações às suas demandas progressistas.

O Twitter pode ser visto como uma ferramenta para a Geração Z explorar, discutir e trabalhar os novos ideais e sistemas enquanto buscam substituir os antigos que determinaram como antiquados, ineficientes e conflitantes com as próprias visões de mundo.

6. Conexão Constante

Constantemente conectada, a Geração Z enxerga o Twitter como uma fonte sólida de informação, mas também é um recurso valioso para o escapismo, conhecido como “Twittertainment” (em tradução livre, “Twitternimento”).


7. Sabedoria antiga

Por mais que valorizem muito a conexão digital, a Geração Z também busca conexão espiritual, baseada em ensinamentos e conhecimento ancestral. Seja um esforço para equilibrar sua dependência digital ou relacionada à alta incerteza e ansiedade dos últimos anos, é notável o retorno para práticas antigas.

Tweets relacionados a Astrologia entre a Geração Z, por exemplo, aumentaram 51%em volume ano após ano. Twitter Psicodélico é outra categoria que cresceu especialmente durante a pandemia como forma de terapia e autoconhecimento.


8. Pequenos Marcos Importantes

A internet adora celebrar alegrias do dia a dia tanto quanto grandes marcos. Seja fazendo um teste de direção ou mudando o estilo de cabelo, essas celebrações menores, ou #smalljoys (#pequenasalegrias), acontecendo por todo o Twitter apontam que esses pequenos marcos importantes foram celebrados com tanto entusiasmo quanto os grandes momentos.

9. Celebridades do Cotidiano

O próprio conceito de celebridade está evoluindo com a Geração Z usando o Twitter para elevar vozes do cotidiano e destacar lugares improváveis da internet. E o que qualifica uma “celebridade”? Até isso está mudando, com 77% da Geração Z do Twitter se auto considerando como influente, de acordo com uma pesquisa recente da GWI.

10. Mashup

Para a Geração Z, o Twitter não é só um lugar para compartilhar novidades: é um escape para a criatividade e reinvenção formado por um senso de humor único. Essas narrativas compartilhadas pela Geração Z são referências para a cultura pop em camadas tão profundas que há quase um sentimento perpétuo de “quem sabe sabe” para esses híbridos culturais únicos.

Desde que a Geração Z aprecie a arte de conectar fragmentos estabelecidos da cultura pop e histórias-do-momento, esses mashups (misturas, em tradução livre) provavelmente continuarão a saciar a busca de momentos de diversão.

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