Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
22:01:50
informe o texto

Notícias / Artes visuais

27/04/2022 às 10:38

Exposição com esculturas em papercraft é realizada no shopping Três Américas

“Bichos Fantásticos e Onde Habitam” valoriza a fauna mato-grossense; visitação é gratuita

Entretê

Exposição com esculturas em papercraft é realizada no shopping Três Américas

Foto: Divulgação

Onças, capivaras e outros animais dos biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal, que compõem Mato Grosso, estão sendo expostos em esculturas de... papel! Sim, oartista plástico Wendel Gustavo usou da técnica depapercraft (dobraduras em papel) para compor a atração“Bichos Fantásticos e Onde Habitam”, disponível para visitação noShopping Três Américas até sábado (30).

A fauna mato-grossense está sendo representada
na cúpula, localizada próximo à loja Boticário.No espaço, o que chama a atenção é a semelhança da arte em papercraft aos animais de verdade. “A exposição está sendo uma oportunidade incrível, onde consigo repassar um pouco sobre o que é a arte papercraft e transmitir a importância da nossa fauna brasileira. Temos animais lindos e, conseguir repassar essa riqueza, é muito gratificante. Principalmente ao ver as pessoas encantadas pelo trabalho desenvolvido”, enfatiza o artista plástico.

Wendel é de Manaus (AM) e trabalha com artes plásticas há 4 anos. Ele também explica que as esculturas são feitas em 3D e depois transformadas para a montagem de papel a partir de um outro programa de computador. Além disso, ele faz utilização de outros materiais básicos, que auxiliam na produção do acabamento final das peças.

“Utilizo somente tesoura, papel e o programa de computador, com o recurso 3D, além de cola branca. No entanto, o papel deve ser com gramatura de 180 gramas e cada projeto leva em torno de 2 a 3 horas para ser finalizado. Vale ressaltar que, dentro dessa arte, é possível fazer todo tipo de peças. Um exemplo disso é um elefante que fiz de três metros”, explica.

Pensando nas crianças, além da exposição, a iniciativa criou uma área de interação, para oficinas gratuitas para os pequeninos aprenderem a fazer os próprios animais e levar para casa. A última edição da oficina será neste sábado (30), das 16h às 18h, na loja ao lado da Kopenhagen.

Sobre o Papercraft

O papercraft surgiu a partir do origami, que é uma técnica japonesa de “dobrar papel”. O que distingue o papercraft do origami é o fato das esculturas construídas serem feitas com vários pedaços de papel, que são cortados com tesouras e fixados uns aos outros com cola, em vez de se suportarem individualmente igual no origami.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Mary Angela Paschoalick 27/04/2022 às 00:00

    Parabéns, seu trabalho é maravilhoso!

 
Sitevip Internet