Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
21:22:41
informe o texto

Notícias / Cinema

08/06/2022 às 15:40

Em comemoração ao Dia Nacional de Liberdade da Imprensa, confira cinco filmes sobre o tema

Documentário, filme nacional e obras premiadas, o cinema já retratou a importância do profissional de jornalismo de todas as formas

Paulo Henrique Fanaia

Em comemoração ao Dia Nacional de Liberdade da Imprensa, confira cinco filmes sobre o tema

Foto: Cena de Spotlight

Nessa terça-feira (7) foi comemorado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, uma data simbólica que demonstra a luta dos profissionais de jornalismo contra a censura. Embora mundialmente a data seja comemorada no dia 3 de maio, no Brasil ela tem um significado diferente.

A data foi escolhida em homenagem ao ato de 7 de junho de 1977, data em que, em plena ditadura militar e no auge do Ato Institucional nº 5 (AI 5), aproximadamente 3 mil profissionais da imprensa assinaram um manifesto em que exigiam o fim da censura e a instauração de uma imprensa livre no Brasil.

O dia também marcava um ano e meio da morte do jornalista Vladimir Herzog, que foi torturado e assassinado pelos agentes da repressão militar do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), órgão usado para, entre outras práticas, cercear a liberdade de imprensa durante a Ditadura Militar (1964-1985).

Foi pensando nisso que o Entretê preparou uma lista com cinco filmes sobre o jornalismo e que mostram a importância de uma imprensa livre para a sociedade. Confira aí!

Todos os Homens do Presidente – (All The President’s Men – 1976 – 138 min – Dirigido por Alan J. Paluka)

Em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter do Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, o que dá origem ao escândalo Watergate e que teve como consequência a queda do presidente Richard Nixon.


Disponível na HBO Max.



Spotlight – Segredos Revelados – (Spotlight – 2015 – 129 min – Dirigido por Tom McCarthy)

Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

Disponível na Star+



The Post – A Guerra Secreta – (The Post – 2017 – 113 min – Dirigido por Steven Spielberg)

Kat Graham é a dona do The Washington Post, um jornal local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores de forma a se capitalizar e, consequentemente, ganhar fôlego financeiro. Ben Bradlee é o editor-chefe do jornal, ávido por alguma grande notícia que possa fazer com que o jornal suba de patamar no sempre acirrado mercado jornalístico.

Quando o New York Times inicia uma série de matérias denunciando que vários governos norte-americanos mentiram acerca da atuação do país na Guerra do Vietnã, com base em documentos sigilosos do Pentágono, o presidente Richard Nixon decide processar o jornal com base na Lei de Espionagem, de forma que nada mais seja divulgado. A proibição é concedida por um juiz, o que faz com que os documentos cheguem às mãos de Bradlee e sua equipe, que precisa agora convencer Kat e os demais responsáveis pelo The Post sobre a importância da publicação de forma a defender a liberdade de imprensa.

Disponível no TeleCine.



Contra a Parede – (2018 – 93 min – Dirigido por Paulo Pons)

Poucos meses antes das eleições, um veterano apresentador de um telejornal se encontra em uma situação complicada.

Dois dos candidatos à presidência são amigos pessoais do jornalista. Às vésperas de sua aposentadoria, o protagonista vive o conflito de deixar a amizade de lado com os candidatos e resgatar a essência do (bom) jornalismo.

Além disso, em determinado momento, o experiente âncora se deixa levar por informações inverídicas lançadas por um dos políticos envolvido na trama. Após constatar que disseminou uma mentira, ele se organiza para divulgar a verdade, mesmo que isso possa lhe custar o emprego.

Disponível na GloboPlay.



Cercados – (2020 – 120 min – Dirigido por Caio Cavechini)

O documentário original do Globoplay aborda os bastidores do jornalismo durante os meses da pandemia da covid-19, mostrando a luta diária dos jornalistas na realização de seu trabalho.

Disponível na GloboPlay.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet