Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
03:46:18
informe o texto

Notícias / Cinema

05/07/2022 às 15:18

Curta 'O Minhocão do Pari' leva prêmios máximos em festival do Canadá

O filme aborda a lenda sobre a criatura gigante que perseguia pescadores às margens do Rio Cuiabá

Priscila Mendes

Curta 'O Minhocão do Pari' leva prêmios máximos em festival do Canadá

Cena do filme

Foto: Divulgação

O curta-metragem 'O Minhocão do Pari – a origem da lenda', do cineasta Salles Fernandes, de Sorriso (418km de Cuiabá), foi o grande vencedor do Alternative Film Festival de Cinema, realizado em Toronto, no Canadá. Competindo com outras dez obras de vários países, o curta levou dois prêmios - o de Melhor Filme, escolhido pelo júri do festival, e o de Melhor Filme escolhido pelo público.

Esse foi o décimo sexto festival e o terceiro festival internacional que o curta participa desde que foi finalizado em agosto de 2021.

O filme aborda uma lenda ainda desconhecida no Brasil - muito viva no imaginário mato-grossense - de uma criatura gigante que perseguia pescadores e virava barcos às margens do Rio Cuiabá.

Para dar veracidade à trama, a produção construiu cenários e figurinos de época, já que a história se passa no século XIX. O curta conta a história do romance entre o personagem João do Boto e Maria Pari.



O curta-metragem aguarda a participação em outros festivais de cinema, entre eles um festival na França, em que o diretor e equipe poderão participar presencialmente.

“Felicidade define o momento que vivemos com essa conquista. Ver que nosso trabalho trilha caminhos que marcam a nossa carreira é algo que todo realizador deseja”, destaca o cineasta.

A obra foi lançada em agosto de 2021, resultado de um projeto aprovado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc, e conta com apoio da Prefeitura de Sorriso.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet