Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:04:49
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

17/07/2022 às 08:20

Flor Ribeirinha ganha troféu em festival internacional na Bulgária

Para os artistas, é a oportunidade de levar o siriri cuiabano com a ‘força, alegria, cores e brasilidade’

Denise Soares

Flor Ribeirinha ganha troféu em festival internacional na Bulgária

Foto: Grupo Flor Ribeirinha

O tradicional grupo cuiabano de dança, Flor Ribeirinha, de São Gonçalo Beira Rio, ganhou um troféu no festival internacional de Folclore Vitosha, realizado neste sábado (16), na Bulgária.

O Flor Ribeirinha levou o Gran Prix (prêmio máximo) do festival.O grupo coleciona premiações mundiais: é tri-campeão mundial na Turquia, em 2017, e na Polônia, em 2021.

“Flor Ribeirinha acaba de conquistar o troféu “Golden Peak”, traduzindo para o português Pico de Ouro na Bulgária! Viva Cuiabá, viva Mato Grosso, viva o Brasil!!!!”
, declarou dona Domingas Leonor, fundadora do grupo.

Para os artistas, é a oportunidade de levar o siriri cuiabano com a ‘força, alegria, cores e brasilidade’. O evento contou com a participação de mais de 17 países.



O Flor Ribeirinha embarcou em junho para uma turnê na Europa para se apresentar na Bulgária, Croácia e Eslovênia.

De acordo com a organização, eles foram escolhidos pela qualidade artística e para representar a pluralidade cultural do estado, uma vez que eles possuem um extenso repertório de danças.

A dança tipicamente mato-grossense, o siriri contagia com um ritmo envolvente com viola de cocho, mocho e ganzá, e o tradicional rasqueado cuiabano, para mostrar ao mundo o multiculturalismo presente nas regiões brasileiras.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet