Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
08:23:50
informe o texto

Notícias / Cinema

02/09/2022 às 16:51

Setembro Amarelo: o cinema como ferramenta de prevenção ao suicídio

A campanha de valorização da vida teve início em 2014 e já faz parte do calendário brasileiro

Paulo Henrique Fanaia

Setembro Amarelo: o cinema como ferramenta de prevenção ao suicídio

Foto: Cena de Por Lugares Incríveis

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza em todo Brasil a campanha do Setembro Amarelo, criada com o objetivo de alertar a população sobre os males da depressão e também combater os casos de suicídio.

Embora seja um tema delicado, o suicídio deve, sim, ser debatido em todas as camadas da sociedade pela perspectiva da saúde pública e do cuidado com a saúde mental, para desmistificar e combater essa prática.

E, claro, o cinema sempre traz contribuições valiosas para pensar a temática e oEntretê separou para você uma lista com filmes e séries. De comédia a drama, as obras aqui elencadas falam sobre o suicídio de maneira consciente e sempre com muito respeito. Aproveita e confira a lista que fizemos no ano passado, clicando aqui.

Elena (2012 – 82 min - Dirigido por Petra Costa)

Ao viajar para Nova York, Elena segue o sonho de se tornar atriz de cinema e deixa no Brasil uma infância vivida na clandestinidade, devido à ditadura militar implantada no país, e também a irmã mais nova, Petra, de apenas sete anos. Duas décadas depois, Petra, já atriz, embarca para Nova York atrás da irmã. Em sua busca Petra apenas tem algumas pistas, como cartas, diários e filmes caseiros. Ela acaba percorrendo os passos da irmã até encontrá-la em um lugar inesperado.

Um documentário todo baseado em imagens de arquivo e narrado pela própria diretora Petra Costa, a mesma de Democracia em Vertigem. O filme retrata a luta contra a depressão e até que ponto ela pode chegar e como a doença pode afetar não só o paciente, como também a família. Filme delicado e respeitoso sobre a doença.

Disponível no Youtube.



Um Novo Despertar (The Beaver - 2011 – 91 min - Dirigido por Jodie Foster)

Walter é o presidente de uma indústria de brinquedos. Ele sofre de depressão, o que faz com que se torne cada vez mais distante da esposa e dos filhos. Um dia, ao jogar o lixo fora, ele encontra o castor, um bicho de pelúcia no qual é possível colocar o braço. Logo em seguida Walter tenta o suicídio, mas fracassa. A partir de então, já com o castor, ele assume uma nova identidade e passa a se comunicar através do boneco. O castor permite que Walter volte à vida, no trabalho e junto à família, mas aos poucos ele passa a sofrer um conflito de identidades.

Com uma atuação impecável de Mel Gibson, Um Novo Despertar aborda o tema da depressão com um leve toque de bom humor. Vale a pena assistir!

Disponível na Google Play e Apple TV.



Ferrugem (2018 – 105 min - Dirigido por Aly Muritiba)

Assim como a maioria dos adolescentes, a jovem Tati ama compartilhar sua vida nas redes sociais e registrar todos os momentos. Porém, após perder o inseparável celular, ela se vê vítima da criminosa divulgação de seus registros íntimos no grupo de WhatsApp da turma do colégio, o que gera terríveis consequências.

Filme denso e vencedor de diversos prêmios Brasil afora, Ferrugem trata de temas como bullying, depressão e os perigos da adolescência.

Disponível na Google Play, Apple TV e YouTube.



Cake – Uma Razão Para Viver (Cake - 2014 – 92 min – Dirigido por Daniel Barnz)

Claire é uma mulher traumatizada e depressiva, que busca ajuda em um grupo para pessoas com dores crônicas. Lá, ela descobre o suicídio de um dos membros do grupo, Nina. Claire fica obcecada pela história desta mulher, e começa a investigar a sua vida. Aos poucos, começa a desenvolver uma relação inesperada com o ex-marido de Nina, Roy.

Geralmente estamos acostumados e ver Jennifer Aniston, a eterna Rachel de Friends, interpretando papéis na comédia, mas a atriz entrega tudo de si neste drama incrível que aborda a depressão, o luto e como vencer os percalços da vida.

Disponível na Paramount+.



Por Lugares Incríveis (All The Bright Places - 2020 – 108 min - Dirigido por Brett Halley)

O enredo acompanha Violet e Theodore, que têm suas vidas transformadas para sempre quando se conhecem. Juntos, eles se apoiam para curar os estigmas emocionais e físicos que adquiriram no passado.

Romance adolescente supergostoso que trata sobre temas como saúde mental e o despertar para a vida adulta.

Disponível na Netflix.



Garota Interrompida (Girl, Interrupted - 1999 – 127 min – Dirigido por James Mangold)

Em 1967, após consulta com psicólogo,Susannafoi diagnosticada comtranstorno de personalidade borderline. Enviada para umhospital psiquiátrico, onde viveu nos dois anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas transtornadas. Entre elas está Lisa, uma charmosasociopataque organiza uma fuga com Susanna, Georgina e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas.

Filme clássico que mostrou para o mundo o talento incrível de Angelina Jolie e Winona Ryder em papéis dramáticos. É difícil falar de Garota Interrompida sem dar spoiler, portanto, assista!

Disponível na Netflix.



Wilfred (2011 – 4 temporadas – Criado por Jason Gann e Adam Zwar)

Ryan é um homem que luta para se dar bem na vida, quando conhece um amigo singular chamado Wilfred, o cachorro de estimação de sua vizinha. Enquanto todos veem Wilfred apenas como um simples cachorro, Ryan o vê como um cruel e rabugento rapaz australiano usando uma fantasia de cachorro. Juntos, Wilfred e Ryan embarcam em aventuras e o cachorro ensina o rapaz a superar os medos e simplesmente abraçar os desafios que aparecem em seu caminho, não importa o quão insano isso seja.

Depois de estrelar filmes como O Senhor dos Anéis e Sin City, Elijah Wood participa como a estrela dessa comédia dramática bizarra, mas superdivertida. O personagem de Elijah é um advogado descontente com a profissão e os rumos que a vida está tomando. Após uma tentativa frustrada de suicídio ele passa a ver o mundo de uma forma diferente, com a ajuda do cachorro Wilfred.

Embora tenha momentos estranhos e peculiares, a série trata de temas fortes como a aceitação e a mudança de chave que as pessoas querem tomar para serem felizes e se sentirem realizadas. Imperdível!

Disponível na Star+.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet