Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
01:15:57
informe o texto

Notícias / Cinema

27/09/2022 às 14:34

Seminário discute produção audiovisual em MT no Sesc Arsenal nesta quarta e quinta

Evento ocorre no cinema da unidade e tem entrada gratuita

Entretê

Seminário discute produção audiovisual em MT no Sesc Arsenal nesta quarta e quinta

Imagem ilustrativa

Foto: Divulgação

Um time de profissionais mato-grossenses referências no audiovisual participará, nesta quarta (28) e quinta-feira (29), do Seminário ‘Audiovisual de MT em perspectiva’, no LabMais (Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes), do Sesc Arsenal, em Cuiabá.

O evento é promovido pela MT Cine (Associação Mato-Grossense de Cinema e Audiovisual) e pelo
Sesc Mato Grosso e convidaráos participantes a refletir sobre a realidade do segmento no estado, as dificuldades, a atuação feminina e os rumos para o futuro.

O audiovisual é um meio em constante evolução, devido ao crescimento acelerado do seu consumo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, seis em cada dez pessoas escolhem assistir vídeos on-line do que canais abertos de TV.

Outro levantamento, desenvolvido pelo HubSpot, aponta que 78% das pessoas veem vídeos semanalmente e 55% consomem conteúdos audiovisuais todos os dias. Esses dados destacam a efervescência da área e as janelas de oportunidade que jovens profissionais podem usufruir.

O diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato, destaca que o objetivo é levar o público a uma imersão e começar a enxergar as possibilidades de criar conteúdos relevantes, atraindo os olhos do país para a produção regional. “O Sesc elencou um grupo especial de profissionais que são lembrados por sua excelência e, com certeza, irão inspirar aqueles que os ouvirem”, fala Rissato.

Programação

O debate ‘Interfaces do Audiovisual com a cena musical em Mato Grosso’ abre a programação, nesta quarta (28), às 14h. Carolina Barros media a conversa entre Pedro Brites, Giulia Costa e o público. A discussão continua na mesa ‘Relatos sobre Organização de Produção e Direção de Arte em Mato Grosso’, às 16h15, com mediação de Caroline Araújo ao diálogo entre Dani Borges e Manoel Vieira. As produções regionais recebem destaque na tela do cinema do Sesc Arsenal, a partir das 18h45, com a exibição de videoclipes e curtas realizados em Mato Grosso.

O segundo dia do evento começa, às 14h, com o debate ‘Transformando ideias em roteiros em Mato Grosso’, com a mediação do cineasta Luiz Marchetti e a participação de Moacir Francisco de Sant’Ana Barros e Samantha Col Debella. A conversa sobre as ‘Interfaces entre audiovisual, educação e protagonismo jovem no audiovisual de Mato Grosso’, às 16h30, dá sequência às reflexões com Diego Baraldi, Ana Graciela Fonseca e Wanderson Lana.

Os desafios da mulher para encontrar espaço dentro do cinema e uma breve perspectiva em Mato Grosso são o ponto central da palestra com Juliana Segóvia, nesta quinta (29), às 19h, no Cinema do Sesc Arsenal. A presidente do MT Cine, Tati Mendes, encerra o seminário, às 20h, falando sobre a trajetória e perspectivas para a entidade no campo da cultura.

A participação é gratuita e sujeita a lotação do espaço. Não é preciso fazer inscrição.

Serviço
Seminário ‘Audiovisual de MT em perspectiva’
Quando: 28 e 29 de outubro, a partir das 14h
Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá)
Entrada gratuita

28 de setembro
14h – Debate: ‘Interfaces do Audiovisual com a cena musical em Mato Grosso’, com mediação de Carolina Barros e participação de Pedro Brites e Giulia Costa

16h15 – Debate: ‘Relatos sobre Organização de Produção e Direção de Arte em Mato Grosso’, com mediação de Caroline Araújo e participação de Dani Borges e Manoel Vieira

18h45 – Homenagens e exibição de videoclipes e curtas realizados em Mato Grosso

29 de setembro
14h - Debate ‘Transformando ideias em roteiros em Mato Grosso’, com a mediação do cineasta Luiz Marchetti e a participação de Moacir Francisco de Sant’Ana Barros e Samantha Col Debella

16h30 - Debate ‘Interfaces entre audiovisual, educação e protagonismo jovem no audiovisual de MT’, com mediação de Diego Baraldi e a participação de Ana Graciela Fonseca e Wanderson Lana

19h - Palestra ‘Mulheres fazem cinema: desafios e perspectivas em Mato Grosso’, com Juliana Segóvia

20h - Palestra ‘MTCINE: Histórico e perspectivas para a entidade no campo da cultura’, com Tati Mendes, presidente da MTCine

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet