Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:06:57
informe o texto

Notícias / Literatura

09/03/2023 às 16:36

Pré-julgamentos da mulher 'histérica' e seus reais sofrimentos psíquicos são temas de livro

Doutora mato-grossense organiza obra voltada para profissionais e pesquisadores da saúde mental feminina

Entretê

Pré-julgamentos da mulher 'histérica' e seus reais sofrimentos psíquicos são temas de livro

Foto: Divulgação

Tecituras sobre os contextos de perdas que culminam na "histeria" são explorados pela doutora em Psicologia Clínica e psicanalista, Maria Turbino, no livro 'Dor e luto na histeria feminina'. O título será lançado na Academia Mato-grossense de Letras (AML), em Cuiabá, no próximo dia 17, às 19h.

A especialista amplia a discussão em mais de 260 páginas, analisando como as mulheres em diversas realidades são classificadas de forma pejorativa como 'histéricas' enquanto, na verdade, o comportamento dominado por excessos emocionais são o reflexo de camadas de sentimentos profundas e dolorosas, causadas por traumas ou pela dor da perda.


MariaTurbino costura o enredo a partir da contextualização de diversas escolas psicanalíticas, iniciando por Freud, criador da Psicanálise, transitando por Melanie Klein, Bion, Winnicott, André Green, Renato Mezan e demais estudiosos da área. A doutora diz que adotou a entrega da obra literária como missão pessoal para contribuir com a sociedade médica, universidades e profissionais interessados em percorrer a trilha da Psicanálise.

"O projeto editorial é fruto da minha jornada acadêmica no mestrado e doutorado. A expectativa é levar o leitor a uma reflexão sobre o comportamento humano numa visão psicanalítica e fazê-lo compreender a necessidade de olhar com empatia, sem estigmas ou pré-julgamentos, influenciados pelo senso comum, mas a partir da sobriedade da observação científica", pontua Turbino.

Além das pesquisas em inúmeras referências acadêmicas, a autora mato-grossense baseia seu livro no próprio trabalho, por meio de escutas clínicas, retomando casos desafiadores que vivenciou profissionalmente.

"A mulher desenhada como ‘histérica’ quando perde o controle e deixa transparecer o turbilhão de emoções é uma situação recorrente. Porém é preciso ir além da superfície e investigar as causas reais que levam a paciente a tal reação", explica a doutora.

O público central do livro são os psicólogos, psicanalistas, médicos e demais profissionais empenhados no estudo do psiquismo humano. Mas a linguagem e maneira como o conteúdo é construído didaticamente deixa a narrativa acessível para curiosos.

Serviço
Lançamento do livro 'Dor e luto na histeria feminina'
Data: 17 de março, às 19h
Local: Academia Mato-grossense de Letras (Casa Barão, na Rua Barão de Melgaço, 3684 - Centro Norte, Cuiabá – MT)
Entrada gratuita

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet