Cuiabá, sábado, 27/04/2024
05:34:21
informe o texto

Notícias / Literatura

21/03/2023 às 18:17

Autores lançam 2ª edição de livro com a história geológica da região de Chapada dos Guimarães

Lançamento será nesta sexta, no Museu de História Natural, com palestra do professor Caiubi Kuhn

Priscila Mendes

Autores lançam 2ª edição de livro com a história geológica da região de Chapada dos Guimarães

Foto: Divulgação

Olivro Geoparque de Chapada dos Guimarães terá a segunda edição lançada na próxima sexta-feira (24), às 19h,no Museu de História Natural de Mato Grosso (Casa Dom Aquino). Dentre os registros geológicos presentes no livro, há informações sobre as provas de queChapada dos Guimarães já foi mar, um grande deserto, que teve movimentação vulcânica e, claro, o destaque aos dinossauros da região.

A 2ª edição do livro irá divulgar estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e de outras instituições.

O projeto Geoparque de Chapada dos Guimarães surgiu como uma iniciativa de popularizar o conhecimento produzido por geólogos, geógrafos, turismólogos e de outros profissionais, visando levar essa informação de forma sistematizada para profissionais do turismo, comunidades locais, estudantes, pesquisadores e profissionais e fomentar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo.

Leia também -Livro Geoparque Chapada dos Guimarães está disponível para download

Quem for prestigiar o evento, além de poder visitar o museu, concorrerá a livros e receberá um certificado de 2h referente à palestra de lançamento, que será ministrada pelo geólogo pelo professor da UFMT Caiubi Kuhn, um dos coautores da obra.


OMuseu de História Natural de Mato Grosso élocalizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), 2000, bairro Jardim Europa, em Cuiabá.

Sobre o livro

A obra está dividida em 10 capítulos. São apresentadas informações sobre os Geoparques globais, sobre o turismo em Chapada dos Guimarães, as características do meio físico, a biodiversidade, a geologia local, a paleontologia, a espeleologia, a arqueologia e um inventário de 28 geossítios construído pelos pesquisadores.

Essas informações são exibidas com ilustrações e fotografias das lindas paisagens de Chapada dos Guimarães, possibilitando assim uma viagem pelo mundo científico e pela história do planeta.


A publicação foi viabilizada por meio do apoio da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube), com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/MT) e Mutua/MT.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet