Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:50:22
informe o texto

Notícias / Literatura

29/03/2023 às 17:17

Multiartista de MT lança segundo livro de contos na próxima semana

Além do momento de autógrafos, haverá projeções audiovisuais baseadas em dois contos do escritor

Priscila Mendes

Multiartista de MT lança segundo livro de contos na próxima semana

Foto: Dizão

Na próxima semana, no dia 6, a partir das 19h30, será lançado o livro de contos "Histórias para bois e outros bichos dormirem”, de Wagton Douglas, naSala Anderson Flores, piso superior do Cine Teatro Cuiabá.

Wagton Douglas é ator, diretor teatral, bailarino, titereiro (manuseia marionetes), coralista, flautista e pedagogo e se reafirma como contista, com o lançamento do segundo livro. "A literatura entra na minha vida como uma forma de experimentação - ao lado do teatro, da dança e do canto -, de me expressar e botar para fora situações, histórias que permanecem na minha mente. São sonhos, relatos de outras pessoas, frutos da minha observação”, afirma o autor.

Assim como o livro anterior (“Retalhos do cotidiano”, lançado em 2012), “Histórias para bois e outros bichos dormirem” foi publicado por Wagton com recursos próprios (pela Editora Z7, de Porto Alegre). A nova publicação também traz ilustrações do pintor Márcio Aurélio dos Santos.

A publicação de seus contos tem como pano de fundo a maior paixão de Wagton, que é o teatro, a linguagem cênica. Ele acredita que ter seus contos registrados em livro torna mais viável a encenação de suas criações.

No lançamento do livro e noite de autógrafos, os presentes irão assistir à apresentação de dois contos em linguagem audiovisual: “Os fantasmas da casa da fazenda”, que aborda a relação entre um homem casado e seu sobrinho, sob cuidados de Diego Baraldi; e “O Falecido”, que traz a história de uma mulher que recebe de volta o homem que saiu de casa para comprar cigarros e a abandonou com as filhas, a ser recontado por Elton Martins, do MTQueer (Coletivo LGBTQIAP+ de Audiovisual Mato-grossense).

O contista revela que entregou um terceiro conto (“O Segredo de Teseu”) para ser roteirizado por Ed Lopez, artista do Rio de Janeiro com quem trabalhou na minissérie “As tias”, porém a concretização deste projeto ficará para uma data posterior.

O segundo livro de Wagton Douglas reúne 11 contos, que tratam de temas variados, como as vivências em Cuiabá, onde mora desde a adolescência; a morte abrupta de um jovem de seu círculo, vítima de afogamento; os conflitos de integrantes de um grupo de teatro; entre outros atravessamentos.

Paulista de Marília, iniciou-se no teatro com a professora Marília Beatriz na então Escola Técnica Federal (atual Instituto Federal de Mato Grosso) e trabalhou com outros grandes representantes das artes cênicas do Estado, como Liu Arruda, Glória Albuês e Luiz Carlos Ribeiro.

Dedicou-se à dança e à potência vocal e atualmente é integrante do Coro Experimental MT e do Coral Luz e Verdade. É pedagogo e atua na Secretaria de Estado de Saúde como técnico em Assuntos Culturais e Educacionais.

Escritor compulsivo, Wagton se diz influenciado por autores como Caio Fernando Abreu e Nelson Rodrigues.

Serviço:
Lançamento do livro “Histórias para bois e outros bichos dormirem”, de Wagton Douglas(Editora Z7)
Data: 6 de abril, a partir de 19h30
Local: Sala Anderson Flores (Cine Teatro Cuiabá)
Entrada gratuita

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet