Cuiabá, domingo, 28/04/2024
19:17:51
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

01/07/2023 às 15:01

Procissão de São Benedito ocorre neste domingo e cerca de 10 mil fiéis devem participar

A data também marca o último dia de celebração da tradicional festa, que teve início no dia 27 de junho

Gabriella Arantes

Procissão de São Benedito ocorre neste domingo e cerca de 10 mil fiéis devem participar

Foto: Davi Valle/Prefeitura de Cuiabá

Cerca de 10 mil fiéis devem percorrer pelas ruas de Cuiabá durante a grande procissão em homenagem a São Benedito neste domingo (2). A data também marca o último dia de celebração da tradicional festa, que teve início no dia 27 de junho.

A expectativa de público foi informada pelos organizadores da festividade para ao Entretê. A programação inicia às 5h, com a missa de encerramento, após o Chá com Bolo. Às 11h30 terá o almoço com comidas típicas, com atrações musicais na praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Às 17h inicia a procissão.

“A procissão vai sair da igreja na Prainha e vai sentido Avenida do CPA até a Polícia Federal e retornando novamente pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça, até o retorno na igreja.[...] Nossa expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas vão participar”, contou o rei da festa, Paulo Fernando Campos Simões.

Depois disso, às 18h, inicia o encerramento da grande festividade com missa solene, feira gastronômica com comidas típicas e apresentações musicais.

Conforme a rainha do evento, Maria de Lourdes Oliveira, todo dinheiro arrecadado com a celebração será revertido para a paróquia e ações sociais. “A igreja tem várias ações sociais, e vive com esse dinheiro praticamente o ano inteiro. O que é arrecadado durante as missas é muito pouco. Então essa é uma ajuda que fica para a igreja e para as obras sociais que a igreja faz durante o ano todo”, explicou.

Com 73 anos, dona Maria ainda disse que sempre sonhou em ser rainha da festa e que sua mãe também esteve no posto em 1974. “Pra mim é uma honra muito grande ser rainha, porque eu sou devota de São Benedito, a minha família era toda devota, a minha mãe já foi rainha da festa também em 1974. Então pra mim é uma honra poder estar participando e eu estou aprendendo muita coisa que não sabia”.

A Festa de São Benedito é uma das mais antigas e esperadas celebrações da população cuiabana e marca a história da cidade, a religiosidade e a ancestralidade do povo. Começou pela devoção dos escravos negros ao então monge Benedito de Palermo, popular pelos milagres feitos em vida. Era uma celebração dos pobres e excluídos, que não tinham representatividade social. Com o decorrer dos anos, a festa ganhou mais popularidade e alcançou outras classes sociais, tornando-se uma expressão da cultura regional.

Serviço
Encerramento da tradicional festa de São Benedito
Quando: domingo (2)
Onde: Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Praça do Rosário, 01 - Baú, Cuiabá - MT.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet