Imprimir

Imprimir Notícia

08/04/2022 às 10:20 | Atualizada: 08/04/2022 às 10:30

Cuiabá 303 anos: Para comemorar, dê o play na nova música autoral cuiabana

Paulo Henrique Fanaia

Chegou o aniversário de Cuiabá! São 303 anos de muito calor, alegria, Maria Isabel com farofa e banana e, claro, muita cultura!
 
Se pensarmos em música cuiabana, por exemplo, sempre lembramos do siriri, do cururu, do rasqueado e o lambadão. Mas a nossa cultura musical vai muito além disso.
 
E, para comemorar os 303 anos da capital, o Entretê! separou 10 artistas da grande Cuiabá que representam a nova música regional. Aqui você vai encontrar de rock, passando pelo reggae, MPB, trap e até mesmo rock dançante! É bom destacar, todavia, que há tantos outros nomes importantes, mas não caberiam numa lista, tamanha a riqueza da produção local.
 
Girandeira – Caju
 
Música autoral da cantora, compositora e rabequeira Laura Paschoalick, a Caju. Girandeira é um mix fantástico de culturas que vão desde as raízes sertanejas misturando a rabeca, o mocho cuiabano, pandeiro de couro, triângulo e viola caipira. O clipe foi gravado em Chapada dos Guimarães e é um espetáculo para os olhos!
 
 

Às vezes – The Xomanos
 
Banda autoral cuiabana, The Xomanos toca o mais puro rock and roll. O grupo está fazendo o maior sucesso Brasil afora, especialmente depois que foi destaque nacional no gênero “Pop/Rock” na maior plataforma de artistas independentes do país, o Palco MP3. Famosos pelas guitarras poderosas do disco “Tchega Mais”, neste clipe, o grupo lança uma versão acústica com direito a piano e uma produção caprichada.
 
 

Nada Além do que Sou – João Abrantes
 
No melhor estilo “um banquinho e um violão”, João Abrantes lançou em fevereiro deste ano o incrível EP “Nada Além do que Sou”. João tem uma voz poderosa e a letra da música reflete toda a agonia, angústia e pressão que a comunidade LGBTQIA+ sente em relação à sociedade opressora em que vivemos.
 
 

Telefone na Cara – Imitáveis
 
Lá por 2008, uns caras de terno preto, tênis e tocando um rock no melhor estilo “Jovem Guarda” chamaram a atenção do público cuiabano. Surgia aí os Imitáveis, banda que toca um rock dançante impossível de ouvir sem mexer os pés e tirar o broto para dançar. Os caras já foram finalistas do SWU Brasil, se apresentaram no Circo Voador, no Rio de Janeiro, e tiveram dois clipes na programação nacional da MTV Brasil.
 
 

Igor Lima Percushow – AfroCuiabá
 
Igor Lima conseguiu algo incrível: misturou siriri, cururu, lambadão, percussão, ritmos africanos, trap e hip-hop. Dessa salada musical surgiu AfroCuiabá, uma música que entra nos ouvidos, bate na cachola e volta com uma energia super legal!
 
 

Sair Por Aí – Pedro Cardoso e Natália Terra
 
Música no melhor estilo “good vibes”, com as vozes maravilhosas de Pedro Cardoso e Natália Terra. O clipe é um espetáculo à parte, com cenas lindas e divertidas de um passeio em Chapada dos Guimarães!
 
 

Vida de Teimosia – Estela Ceregatti
 
Falar da cantora e compositora Estela Ceregatti é falar da poesia e da música em seu estado mais puro! Vida de Teimosia” integra o repertório do segundo disco da cantora, “TERRA Força Mulher, que está em produção. A música tem uma levada de samba e a letra traz uma mensagem de nunca desistir e sempre se reerguer dos percalços da vida.
 
 

Pacha Ana – Orgulho
 
Sendo a primeira mulher a gravar um disco de Rap em Mato Grosso, é inegável dizer que Pacha Ana é histórica!

Orgulho” é uma música poderosa, com uma letra de arrepiar, uma batida incrível e com a voz forte de Pacha, mostrando toda a força da mulher cuiabana, que não foge da batalha, está sempre na correria e é cheia de atitude!
 
 

Chorar – Karola Nunes e Pacha Ana
 
Passeando pelo reggae, MPB e rock, Karola Nunes tem letras super legais e que botam pra pensar! A lista é grande separamos para você o incrível clipe de “Chorar”.
 
 

Engano – Izafeh
 
Brilhando na ponte "Cuiabá - Várzea Grande" temos a pequena gigante Izafeh, cantora que está encantando o público com a voz doce, a presença de palco marcante e as composições fantásticas, que até nos enganam sobre a pouca idade que ela tem. Aqui você vai ouvir Engano, mas já tem um EP inteiro nas plataformas de áudio para você curtir. Izafeh, voa alto!
 
 
 Imprimir