Cuiabá, domingo, 28/04/2024
11:58:38
informe o texto

Notícias / Geral

14/06/2021 às 19:58

Vacinação da AstraZeneca e Pfizer corre risco de ser suspensa em Cuiabá

Ao todo, constam nos estoques pouco mais de cinco mil unidades dessas vacinas contra a covid-19

Eduarda Fernandes

Vacinação da AstraZeneca e Pfizer corre risco de ser suspensa em Cuiabá

Foto: Reprodução

A aplicação da primeira dose de AstraZeneca e Pfizer, vacinas contra a covid-19, pode ser suspensa esta semana, em Cuiabá, caso o Ministério da Saúde não envie nova remessa dos imunizantes. Segundo a Prefeitura de Cuiabá, os estoques dessas vacinas têm previsão de durar até a próxima quarta-feira (16). Ao todo, constam nos estoques pouco mais de cinco mil unidades dessas vacinas contra a covid-19. O município não dispõe de CoronaVac desde o final de maio.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica e da Campanha Contra covid-19, Valéria de Oliveira, disse que a possível suspensão não vai afetar a população que já tem agendada a data para tomar a segunda dose.

Leia também - Mato Grosso registra 1.578 casos e 49 óbitos por covid-19 em 24 horas

“O que está acabando é a primeira dose, que estamos aguardando o repasse por parte do Governo Federal. A aplicação de segunda dose não será afetada por que temos o imunizante guardado”, enfatizou.

Na última sexta-feira (11), juntamente com o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, Emanuelzinho, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), esteve em Brasília tratando da questão do envio de doses extras de vacinas contra a covid-19 para Cuiabá em contrapartida à realização da Copa América na cidade.

Eles se reuniram com presidente Jair Bolsonaro e com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que prometeram enviar doses à capital, mas até o momento o município segue na espera.

Grupo prioritário

Atualmente, são vacinadas pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos, pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos, jornalistas, trabalhadores da educação, trabalhadores de saúde, pessoas a partir de 55 anos.

Nesta segunda-feira (14), um novo grupo foi incluído para cadastro, trata-se das mulheres grávidas e puérperas sem comorbidade.

Cuiabá conta com seis polos de vacinação, Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa. A capacidade de vacinação diária no município é de cinco mil pessoas.

 
Com informações da prefeitura
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet