Cuiabá, segunda-feira, 27/05/2024
15:11:16
informe o texto

Notícias / Geral

14/08/2021 às 11:42

PM promove seminário e torneio de tiro entre as instituições de segurança

A programação segue neste sábado com o torneio de tiro, no Clube de Tiro e Caça Pantanal, na Comunidade do Coxipó do Ouro

Leiagora

PM promove seminário e torneio de tiro entre as instituições de segurança

Foto: PM-MT

A Polícia Militar de Mato Grosso promove nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), seminário e torneio de tiro, com objetivo de agregar conhecimento e troca de experiência entre as forças de segurança e os Caçadores, Atiradores e Colecionadores - (CACs).

Denominado de ‘Handgun Combat’, durante toda sexta-feira no auditório da OAB, foi realizado o Seminário ‘Armas de fogo e aspectos legais envolvendo colecionador, atirador desportivo e caçador. No sábado, o torneio de Tiros, no Clube de Tiros e Caça Pantanal.   

Pela manhã, foram três palestras, sendo a abertura com o secretário Nacional de Segurança Pública, Jahir Lobo Rodrigues com o tema ‘O Papel da Senasp na política nacional de armas’. Ele destacou as políticas públicas, o papel da secretária e seu contexto histórico e fez um breve relato de possíveis aquisições de armamentos pela Senasp. Foi o primeiro a elogiar a iniciativa em participar de um evento que envolve tantas representatividades da segurança pública junto com a sociedade sobre a troca de experiência relacionada a armas de fogo.

“Venho de uma longa caminhada na segurança pública. Sou coronel da reserva remunerada do Distrito Federal e, é a primeira vez que participo de um evento promovido por uma instituição militar com a presença de outros unidades da segurança que falam a mesma linguagem de uma forma tão homogénea. A Polícia Militar de Mato Grosso está de parabéns pela iniciativa em agregar conhecimento”.     

Na segunda palestra, o tenente da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, Silas Anderson de Oliveira, explanou sobre o Sistema de Fiscalização Produtos Controlados pelo Exército (SisFPC). O trabalho da sua unidade em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul relacionado a documentos, guias e transporte de armas de fogo.

“É preciso estar atento a legislação. As entidades de tiro estão preocupadas e os frequentadores cada vez mais envolvidos na prática, mas o importante é estar com a documentação em dia e seguir as regras estabelecidas”, pontua ele.

A última explanação da manhã foi com o delegado da Polícia Federal, Murilo de Oliveira Freitas, sobre o Sistema Nacional de Armas - Uma visão institucional.

Ele contextualizou as normativas e seus aspectos legais que estão em andamento e requer muita atenção para evitar qualquer tipo de infração e até prisão por porte ilegal de arma de fogo.

“Quero agradecer a oportunidade e também destacar que em 22 anos de carreira é a primeira vez que participo de um evento sobre armas de fogo com tantas entidades da segurança pública trocando experiência. Levo essa experiência para os meus pares”, finaliza.

No período da tarde, as palestras foram com o promotor de justiça Mauro Zaque, sobre os ‘Aspectos legais do porte de arma de fogo’.

Logo em seguida foi com o presidente da Confederação Brasileira de Tiro Prático, Demétrio de Oliveira, que falou sobre ‘O Papel da entidade no segmento’. E, fechando a programação com o tema ‘O Papel da Confederação de Tiro de Mato Grosso, com a explanação do vice-presidente da entidade, Hugo Aquino.

Os palestrantes foram homenageados com uma placa e medalha pela disposição em trocar experiência com os presentes.  

O comandante-geral coronel Jonildo José de Assis, destacou a importância da iniciativa que visa uma ampla discussão com foco na proteção da população. Frisou sobre os temas abordados no seminário e os aspectos legais relacionados a arma de fogo. Ele ressaltou que a iniciativa abre as comemorações dos 187 anos da Polícia Militar, que será celebrada dia 05 de setembro.

“Realizar esse evento era um sonho e se tornou realidade graças a uma equipe engajada que não mediu esforços em buscar parceiros que acreditaram na importância do tema e sua missão de proteção social”.

Enquanto o seminário seguia no auditório, no hall de entrada acontecia uma exposição de armas não letais e de fogo pelas unidades da Rotam e do Bope, além de uma empresa privada certificada que comercializava seu material.

A programação segue no sábado (14), com o torneio de tiro, no Clube de Tiro e Caça Pantanal, na Comunidade do Coxipó do Ouro. Na ocasião, serão testados a agilidade, habilidade e precisão dos participantes, sendo eles policiais militares, bombeiros militares, agentes da Polícia Judiciária Civil, Exército, Marinha, servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Ministério Público, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Grupo Especial de Fronteira, jornalistas, autoridades civis e os CAC.

A oportunidade ainda promove a exposição dos novos armamentos da corporação. As provas de tiros estão previstas para começar às 8h30, em cinco pistas e encerramento previsto para 12h30. Os participantes serão contemplados com medalhas e aos primeiros colocados - troféu e medalha. 

 
PM-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet