Cuiabá, sexta-feira, 10/05/2024
00:18:56
informe o texto

Notícias / Geral

01/09/2021 às 22:20

Prefeitura libera shows e boates com ocupação de 50% até dia 19 de setembro

No dia 31 de outubro, município já havia autorizado ocupação de 80% em bares, restaurantes, eventos sociais e corporativos

Débora Siqueira

Prefeitura libera shows e boates com ocupação de 50% até dia 19 de setembro

Foto: Luiz Alves/Secom Cuiabá

Depois de 18 meses da pandemia, a Prefeitura de Cuiabá autorizou a volta de shows na cidade e funcionamento de boates, mas com ocupação máxima de 50% da capacidade do estabelecimento.  A determinação consta no Decreto 8.607/2021 editado, nesta quarta-feira (1º), pelo prefeito Emanuel Pinheiro. 
 
As medidas previstas em Decreto irão vigorar até o dia 19 de setembro de 2021, podendo ser objeto de prorrogação ou alteração, considerando o monitoramento da evolução da covid-19 em nível municipal.  A normativa será publicada na edição do dia 2 de setembro da Gazeta Municipal.   
 
Dentre os motivos alegados pelo prefeito para o afrouxamento das medidas de sanitárias são os dados do Ministério da Saúde (Plataforma Localiza SUS) apontando que a capital já aplicou mais de 530 mil vacinas e atualmente o município de Cuiabá está inserido no nível de classificação baixo.

Leia também - Emanuel edita novo decreto e toque de recolher passa a ser das 2h às 5h

Outro fator levado em consideração foi porcentagem de taxa de ocupação de leitos de UTI – Covid em Cuiabá de 36,99% no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá e 20,34% no Hospital Municipal São Benedito.
 
Toque de recolher
 
No dia 31 de outubro, Emanuel Pinheiro já havia alterado o horário do toque de recolher para às 2 horas até às 5 horas. Na prática, está proibido apenas amanhecer na balada.
 
As atividades econômicas  ou não no município de Cuiabá deverão observar as medidas de biossegurança necessárias para o desenvolvimento das atividades com limitação de 80% da capacidade máxima do local. Nesta lista estão bares, restaurantes, distribuidoras, eventos sociais e corporativos, cinemas, leilões, museus e teatros.

Veja o decreto na íntegra

DECRETO Nº 8.607 DE 01 DE SETEMBRO DE 2.021. DISPÕE SOBRE MEDIDAS TEMPORÁRIAS E EMERGENCIAIS VISANDO A PREVENÇÃO DE CONTÁGIO PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Cuiabá-MT, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso VI do art. 41 da Lei Orgânica do Município, CONSIDERANDO que o artigo 196 da Constituição Federal reconhece a saúde como um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação; CONSIDERANDO o reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde de uma pandemia de COVID-19; CONSIDERANDO o fato de que o Plano Municipal de Imunização Municipal está em pleno andamento, com o quantitativo de mais de 500.000 (quinhentos mil) doses de vacinas aplicadas1 ; CONSIDERANDO que atualmente o Município de Cuiabá está inserido no nível de classificação baixo, previsto no Decreto Estadual n 874 de 25 de março de 2021; CONSIDERANDO a porcentagem de taxa de ocupação de leitos de UTI – COVID em Cuiabá, constante no Painel Epidemiológico nº 540 CORONAVÍRUS/COVID-19 MATO GROSSO de 30 de agosto de 2021 que aponta 36,99% no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e 20,34% no Hospital Municipal São Benedito; 

CONSIDERANDO o firme e reiterado comprometimento da Administração Pública com a preservação da saúde e bem-estar de toda população cuiabana;

DECRETA: Art. 1º As atividades elencadas abaixo, funcionarão observando como horário limite no período noturno o disposto acerca da proibição de locomoção no território do Município de Cuiabá (toque de recolher) previsto pelo Decreto nº 8.605 de 31 de agosto de 2.021, qual seja no período compreendido entre as 02h:00m às 05h:00m, de segunda-feira à domingo:

I - Distribuidoras de bebidas;

II - Lojas de conveniência em posto de combustível;

III - Bares e restaurantes, inclusive aqueles em funcionamento dentro dos shoppings centers;

IV - Comércio de alimentos em vias públicas;

V - Eventos sociais e corporativos, empresariais, leilões, cinemas, circos, museus e teatros;

§ 1º As demais atividades autorizadas a funcionar em âmbito municipal, continuarão a observar o horário de funcionamento previsto no Decreto nº 8.430 de 14 de maio de 2.021. § 2º Competirá a cada estabelecimento se organizar e tomar todas as providências necessárias para que suas atividades cessem no horário descrito no caput do presente artigo. Art. 2º O artigo 15 do Decreto nº 8.430 de 14 de maio de 2.021, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 15. As atividades econômicas de casas de shows, espetáculos, boates e congêneres no âmbito do Município de Cuiabá, funcionarão observando a limitação de 50% (cinquenta por cento) da capacidade máxima do estabelecimento. (...)

” Art. 3º O artigo 22 do Decreto nº 8.430 de 14 de maio de 2.021, passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 22. As medidas previstas no presente decreto vigorarão do dia 01 de setembro de 2021 ao dia 19 de setembro de 2021, podendo ser objeto de prorrogação ou alteração, considerando o monitoramento da evolução da COVID-19 em nível municipal. Art. 4º O presente Decreto entra em vigor na data da sua publicação com efeitos retroativos à 01 de setembro de 2021.

Palácio Alencastro em Cuiabá - MT, 01 de setembro de 2021


Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet