Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
13:06:51
informe o texto

Notícias / Geral

15/01/2022 às 18:00

Semana é marcada por decretos municipais que buscam frear avanço da covid-19 em MT

Até o momento, ao menos 11 prefeituras publicaram determinações reforçando as medidas contra a doença

Leiagora

Semana é marcada por decretos municipais que buscam frear avanço da covid-19 em MT

Foto: Tchélo Figueiredo / Secom-MT

Diante do aumento de casos de covid-19, ao menos 11 prefeituras de Mato Grosso já anunciaram medidas de combate ao coronavírus. 

Em 4 de janeiro, o município de Canabrava do Norte determinou que os estabelecimentos devem solicitar aos clientes o comprovante de vacinação contra a covid-19, sendo válido até uma dose do imunizante.

A cidade de São Félix do Araguaia foi além, e, no dia 5, decretou toque de recolher das 0h às 5h.

Leia também - Município turístico determina toque de recolher a partir das 22h

Em 6 de janeiro, a Prefeitura de Cocalinho publicou uma resolução proibindo eventos tanto do setor público quanto do privado, alegando o aumento dos casos. No mesmo dia, o município de Jauru decidiu apertar as regras e determinou que até mesmo crianças acima de 2 anos deveriam usar máscaras, sob pena de multa.

Na segunda-feira passada, dia 10, a prefeitura da capital reiterou que a suspensão de festas de carnaval em todo território municipal continua, através de decreto publicado em 1º de dezembro de 2021. 

Barão de Melgaço determinou, no mesmo dia 10, toque de recolher das 22h às 5h, permissão de somente duas pessoas por família nos supermercados e redução da capacidade de lotação máxima dos estabelecimentos para 40%. Já as medidas tomadas pela Prefeitura de São José do Povo foram proibir eventos e alterar o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais de segunda à sexta-feira, até às 22h.

Na terça-feira (11), Nossa Senhora do Livramento decretou situação de emergência e, além de proibir eventos e atividades ao ar livre, também reduziu para  50% a capacidade de lotação dos locais.

O município de Vale de São Domingos seguiu a mesma linha, suspendendo, na quarta-feira (12) a realização de festas e eventos e reduzindo para 50% a lotação dos estabelecimentos.

Ontem (13) foi a vez das cidades de Diamantino e Santa Cruz do Xingu reforçarem as medidas. Na primeira, foi decretado fechamento da prefeitura entre os dias 13 e 17. Por 10 dias, irá vigorar o toque de recolher da 1h às 5h, exceto para atividades essenciais.

Já no município de Santa Cruz do Xingu, o decreto tem validade até o dia 31 de janeiro, e determina que estão proibidas atividades de lazer que causem aglomeração, isolamento de pacientes positivados e quarentena para sintomáticos. O comércio poderá funcionar das 6h às 21h, de segunda a sábado, e das 6h às 12h no domingo, com 50% da capacidade máxima do local.

Nessa sexta-feira (14), Luciara comunicou que, devido ao aumento de casos, está proibida a realização de eventos, independente do número de pessoas e reduziu a 50% a lotação dos estabelecimentos. A Prefeitura de Planalto da Serra decidiu por decretar as mesmas medidas, acrescentando a suspensão de atividades ao ar livre.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ana Rita Araújo dos Santos 15/01/2022 às 00:00

    É a melhor coisa essa vacina

 
Sitevip Internet