Cuiabá, domingo, 28/04/2024
18:41:23
informe o texto

Notícias / Política

12/03/2022 às 11:17

Janaina afirma que Mendes evitou politicagem com adiamento de projeto de divisão do ICMS

Para a emedebista, a propositura poderia ser usada politicamente pelos parlamentares, tendo em vista o pleito de outubro deste ano

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Janaina afirma que Mendes evitou politicagem com adiamento de projeto de divisão do ICMS

Foto: Karen Malagoli /ALMT

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirma que o governador Mauro Mendes (UB) evitou a politização do projeto de lei que trata sobre as novas regras de rateio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ao permitir que a votação fosse postergada para o final do ano.

Para a emedebista, a propositura poderia ser usada politicamente pelos parlamentares, tendo em vista o pleito de outubro deste ano. Isso porque, todos os deputados estaduais desta legislatura pretendem disputar a reeleição.

“Esse acordo foi muito positivo porque nós estamos às vésperas de um pleito eleitoral. Então, como vai impactar os municípios, a nossa preocupação era politizar demais a discussão, querer beneficiar determinada região ou certo município querendo alterar critério em detrimento a um município ou outro”, colocou.

Nesta segunda-feira (07), o governador e o secretário de Fazenda Rogério Gallo receberam os parlamentares governistas para debater a referida propositura. Na oportunidade, ficou acordado que a matéria só será discutida no Parlamento Estadual a partir do mês de novembro, após o período eleitoral.

Mendes atendeu a um apelo dos parlamentares que estavam se sentindo encurralados, uma vez que possuem pretensões políticas e estavam sendo pressionados pelos gestores municipais, que não veem o projeto de lei com bons olhos.

Com o “adiamento”, Janaina acredita que o Legislativo conseguirá fazer uma discussão mais técnica em torno do tema. “Então, pra evitar esse tipo de situação e agente adotar critérios mais técnicos, a gente vai fazer um levantamento do impacto de município por município, e levantar a aptidão econômica do Estado, porque no projeto tem critérios como agricultura familiar e outros, que ainda não foi feito nenhum movimento por parte do estado para fomentar. Então, a gente prepara durante esse ano para fazer uma votação final do ano com critérios técnicos para não ser explorado nem a benefício de alguém nem para prejuízo de outros”, disse.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet