Cuiabá, sábado, 27/04/2024
08:05:51
informe o texto

Notícias / Geral

14/03/2022 às 09:05

Máscaras deixam de ser obrigatórias em mais de 45 municípios

Há uma semana o governo revogou decreto e municípios de MT passaram a ter regras próprias

Denise Soares

Máscaras deixam de ser obrigatórias em mais de 45 municípios

Máscaras deixam de ser obrigatórias em mais de 45 municípios de Mato Grosso

Foto: Agência Brasil

O uso de máscaras de proteção contra a covid não é mais exigido em mais de 45 dos 141 municípios mato-grossenses. As cidades seguiram o decreto estadual, divulgado há uma semana, e liberaram os moradores de usarem o acessório.

O levantamento foi feito pelo Leiagora, com base nos decretos publicados no Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso. 
 
No entanto, cada cidade seguiu seu decreto: em alguns locais ainda é regra usar máscaras em abertos fechados, inclusive em escolas e estabelecimentos comerciais.

Em outros, está tudo liberado: não precisa usar máscara em locais fechados e abertos.
 
Para a atualização da medida, foram considerados os dados epidemiológicos da covid-19 em Mato Grosso e a ampliação da imunização contra o coronavírus no estado.
 
Em Cuiabá, desde 19 de novembro, a Prefeitura de Cuiabá tornou opcional o uso de máscaras em ambientes externos. No entanto, a prefeitura não seguiu o estado desde a última liberação, mas declarou que tornará máscara facultativa em questão de dias.
 
Alguns municípios mantiveram o uso da máscara em saúde públicos ou privados (farmácias, laboratórios, consultórios odontológicos, psicológicos, fisioterapêuticos, PSF, Centro de Saúde e hospitais).
 
Os municípios que tornaram facultativo o uso da máscara são: Santo Antônio do Leste, Nova Bandeirantes, Jauru, Cotriguaçu, Alto Garças, Matupá, Nova Xavantina, Curvelândia, Comodoro, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Poxoréu, Novo Horizonte do Norte, Campos de Júlio, São José do Rio Claro, Marcelândia, Mirassol D’Oeste, Dom Aquino, Pontal do Araguaia, Santa Terezinha, São Pedro da Cipa,  Tangará da Serra, Colniza, Santo Antônio de Leverger, Aripuanã, Água Boa, Campo Novo do Parecis, Canarana, Feliz Natal, Terra Nova do Norte, Carlinda, Juara,  Confresa, Aripuanã, Nova Brasilândia, Araguaiana, Nova Brasilândia, Araputanga, Itanhangá, Vila Bela da Santíssima Trindade, Sinop, Juína, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum.
 
Covid em MT
 
Até sexta-feira (11), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou 716.962 casos confirmados da covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14,8 mil mortes.
 
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a covid-19, há 93 internações em UTIs públicas e 43 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 33,68% para UTIs adulto e em 9% para enfermaria adulta.
 
Dentre os dez municípios com maior número de casos de covid-19 estão: Cuiabá (127.314), Várzea Grande (52.042), Rondonópolis (43.286), Sinop (33.395), Tangará da Serra (23.060), Lucas do Rio Verde (22.595), Primavera do Leste (21.685), Sorriso (21.441), Cáceres (16.719) e Barra do Garças (13.893).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet