Cuiabá, domingo, 28/04/2024
15:08:17
informe o texto

Notícias / Política

29/03/2022 às 08:30

CPI vai apurar se há elementos cancerígenos na água fornecida em Cuiabá

Outro objeto de apuração é com relação às obras realizadas na cidade

Da Redação - Débora Siqueira / Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

CPI vai apurar se há elementos cancerígenos na água fornecida em Cuiabá

Foto: Câmara de Cuiabá

Uma das vertentes dos trabalhos da CPI da Águas Cuiabá é apurar se há elementos cancerígenos na água fornecida na Capital. Os dados foram coletados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua) do Ministério da Saúde.
 
Conforme a publicação, em Cuiabá houve detecção de Nitrato acima do limite de segurança entre os anos de 2018 e 2020. O nitrato é classificado como provavelmente cancerígeno para humanos pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde. O nitrato e seus compostos são utilizados na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos, explosivos e pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos vasodilatadores.
 
Outro objeto de apuração da CPI, segundo o vereador Diego Guimarães (Cidadania), presidente da CPI, são as obras de infraestrutura da cidade.
 
“Vamos fazer um levantamento minucioso sobre o porquê das obras serem malfeitas, quem é o responsável e quem vai reparar. Vamos pleitear na Arsec e na concessionária a suspensão da taxa de cobrança de esgoto até que as obras sejam reparadas na região onde as obras foram malfeitas”, disse o vereador.
 
A primeira reunião da CPI deve ocorrer nesta quarta-feira (30) e devem ser convidados a fazer parte da equipe técnica representantes do Conselho Regional de Engenharia (Crea) e técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para as fiscalizações nos locais onde há obras inacabadas.
 
“Ninguém é contra saneamento básico, ninguém é contra esgotamento sanitário, o que a gente quer é que o esgoto seja coletado e tratado em toda a cidade, o que não pode em troca disso é a empresa prestar um péssimo serviço com péssimas obras na cidade e ainda cobrar 90% de taxa de esgoto”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet