Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
03:42:29
informe o texto

Notícias / Política

04/05/2022 às 07:13

Barranco rebate empresa sobre PCH no Rio Cuiabá: 'Se é inconstitucional ou não, é decisão da Justiça'

Parlamentar rebateu consultor jurídico da Maturati Participações, empresa que tem a outorga para a construção das PCHs e tem feito lobby para impedir aprovação de projeto

Jardel P. Arruda

Barranco rebate empresa sobre PCH no Rio Cuiabá: 'Se é inconstitucional ou não, é decisão da Justiça'

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) afirma que a Maturati Participações terá que buscar na Justiça uma possível inconstitucionalidade do projeto de lei com objetivo de proibir a instalação de novas pequenas usinas hidrelétricas (PCH) no Rio Cuiabá. A fala é uma resposta às declarações do advogado Victor Maizman, consultor jurídico da Maturati Participações, empresa detentora da outorga para implantar seis novas PCHs no principal rio da baixada Cuiabana.

“Se é inconstitucional ou não, eles vão ter que brigar na justiça. E se for necessário vamos aos tribunais superiores também para que possamos impedir isso, que é algo que vai trazer sequelas inimagináveis não só para o rio Cuiabá, sequelas ambientais, mas também para as populações ribeirinhas, para o pescador, para o turismo da região de Cuiabá”, afirmou o deputado, que é biólogo.

O projeto de lei com objetivo de proibir a emissão de licenças ambientais e de funcionamento para PCHs no Rio Cuiabá, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD), já foi aprovado em primeira votação e deve voltar ao plenário para ser votado em segunda apreciação nesta semana. 

Entretanto, a empresa Maturati Participações iniciou uma campanha de lobby dentro da Assembleia Legislativa para tentar convencer os parlamentares a não aprovar esse projeto de lei. A empresa já se reuniu com alguns deputados e deve continuar a realizar encontro com outros para convencê-los a mudar de opinião.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet