Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
00:36:29
informe o texto

Notícias / Política

04/05/2022 às 14:44

Vereador defende intervenção federal após Operação Chacal em Cuiabá

Ele argumentou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde virou um campo minado de corrupção

Paulo Henrique Fanaia

Vereador defende intervenção federal após Operação Chacal em Cuiabá

Foto: Câmara de Cuiabá

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) defende a necessidade de uma intervenção federal na saúde do município de Cuiabá. Ele argumentou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) virou um campo minado de corrupção.  
 
“É impressionante o dreno de corrupção que tem nessa importante pasta. Pessoas foram contratadas para receberem como médicos, receber o prêmio saúde e essas pessoas não tem a formação necessária, e pior, são fantasmas e isso caracteriza corrupção. As autoridades têm que agir forte porque a Secretaria de Saúde para esse ano tem um orçamento de mais de R$ 1 bilhão. Estou provocando tanto o Ministério Público Estadual, Federal e o próprio Ministério da Saúde para que possa haver uma intervenção federal na Secretaria de Saúde de Cuiabá”, argumentou.
 
O parlamentar relatou que recebe todos os dias dezenas de reclamações de pessoas pedindo socorro devido à falta de remédios, insumos e de superlotação nas unidades de saúde por falta de médicos. Citou também, que explodiu o número de pessoas na fila da central de regulação à espera de cirurgias, exames e consultas com médicos especialistas.  
 
“Nos últimos cinco anos já passaram pelos cofres da secretária de saúde mais de R$ 6 bilhões. Entretanto, não para de faltar remédios, como uma simples dipirona, e tem pessoas perecendo por esperar meses e, até anos, por cirurgias e exames. Cito também, que a saúde odontológica está totalmente sucateada!”.
    
Dilemário justificou a necessidade de uma intervenção federal para que seja realizada uma auditoria nos recursos bilionários que Cuiabá recebeu nos últimos anos. Para o vereador é uma forma de socorrer os cuiabanos e estancar a corrupção que é recorrente na secretaria de saúde. 
 
“No ultimo domingo um pai desesperado me ligou relatando que na UPA Verdão seu filho de dois anos, com febre muito alta, estava há mais de oito horas esperando para ser atendido. Já ontem, segunda-feira, eu recebi vídeos e mensagens mães de crianças e de idosos reclamando do caos que está instalado na UPA da Morada do Ouro. E uma situação desumana, onde o prefeito sabe do caos, mas não toma nenhuma atitude. Algo tem que ser feito urgentemente para parar essa desumanidade nas unidades de saúde”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet