Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:14:18
informe o texto

Notícias / Judiciário

09/05/2022 às 20:10

Policial que matou fugitivo desarmado tem envolvimento em extorsão e sequestro de traficante

A juíza Renata do Carmo Evaristo Parreira converteu a prisão em flagrante de Leonel de Arruda para preventiva, alegando inclinação à prática delitiva e risco a ordem pública

Angélica Callejas

Policial que matou fugitivo desarmado tem envolvimento em extorsão e sequestro de traficante

Foto: PJC-MT

O policial civil Leonel Constantino de Arruda teve decretada prisão preventiva pela morte de Anderson Conceição de Oliveira, 32, ocorrida no dia 6. Conforme consta na resolução, o flagrante foi convertido em preventiva pela periculosidade do agente de polícia, que já responde por processo na 3ª Vara Criminal de Várzea Grande por extorsão mediante sequestro, assim como abuso de autoridade. 

A decisão foi proferida pela juíza Renata do Carmo Evaristo Parreira, nesse sábado (7).

Diante das infrações citadas, a juíza considerou que Leonel de Arruda “possui inclinação à prática delitiva e que sua liberdade coloca em risco a ordem pública”. Nos autos, a magistrada também determinou encaminhamento do acusado ao Centro de Custódia da Capital (CCC), por se tratar de um investigador de polícia e possuir nível superior.

Leonel alega que não tinha intenção de matar o fugitivo, apenas teria tentado disparar contra a perna de Anderson, porém errou e consequentemente acertou o perseguido na cabeça. “Importante ressaltar que ele confirmou que seu desejo era que o tiro realmente acertasse na perna. Fato é que se um policial deseja conter uma pessoa que está correndo, correto era atirar primeiramente para o alto, porém não o fez”, contestou em trecho do documento.

“Além disso, deve ser ressaltado que o autuado assumiu o risco inclusive de atingir outras pessoas que estivessem passando pelo local, considerando que se trata de uma via pública, a qual é conhecida pela grande movimentação de transeuntes, em plena luz do dia”, concluiu a magistrada.

O crime

No dia 6 de maio, a vítima Anderson Conceição de Oliveira teria se deslocado até a Central de Flagrantes da avenida Tenente Coronel Duarte, em Cuiabá, para registrar boletim de ocorrência por extravio de documento.

Entretanto, no momento do atendimento, a estagiária da Central constatou pelo sistema da Polícia Judiciária Civil (PJC) que Anderson era foragido da Justiça pelo crime de roubo majorado. A sentença teria sido expedida pela 2ª Vara Criminal de Cuiabá em 2021.

Ao ser comunicado, o homem correu para fora da delegacia e foi perseguido por Leonel, que em dado momento atirou contra Anderson, atingindo-o na nuca. A vítima caiu ao solo e morreu no local.

Operação Abadom

Leonel 
Constantino de Arruda atualmente responde na Justiça por envolvimento em esquema de favorecimento e extorsão de uma quadrilha de traficantes que atuava em Mato Grosso e foi exposta através da Operação Abadom, deflagrada pela Polícia Judiciária Civil em junho de 2013. O esquema era supostamente lideradao pelo delegado João Bosco Ribeiro de Barros, que na época atuava na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet