Cuiabá, domingo, 05/05/2024
09:00:15
informe o texto

Notícias / Política

10/05/2022 às 17:00

Barranco vai trabalhar para derrotar pela 2ª vez extinção do Parque Serra Ricardo Franco

Parlamentar deve pedir vista do projeto ou então aglutinar votos contrários ao PDL

Jardel P. Arruda

Barranco vai trabalhar para derrotar pela 2ª vez extinção do Parque Serra Ricardo Franco

Foto: Ronaldo Mazza

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) afirma que irá trabalhar para derrotar pela segunda vez o projeto de decreto legislativo que visa sustar a criação do parque de proteção ambiental Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade. O PDL 2/2017 está previsto para entrar em segunda votação nesta quarta-feira (11), após mais de três anos da primeira votação.

“Já derrotamos esse PDL em meu primeiro mandato no outro mandato. Tentam ressuscitar de novo esse PDL e pedirei vista dessa proposta”, disse o parlamentar ao Leiagora. O projeto foi apresentado en 2017 e é de autoria de lideranças partidárias. Na ocasião, o relator na comissão temático foi Adriano Silva, já falecido, cuja base eleitoral é a Região Oeste de Mato Grosso, onde fica a área de preservação.

Após ter sido aprovado em primeira votação, o PDL acabou sendo retirado de pauta devido a pressão de ambientalistas e do Ministério Público. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, na ocasião, assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) para implementar o Parque Serra Ricardo Franco de forma definitiva, visto que poucas ações concretas foram tomadas desde a criação jurídica dele, em 1996.

O argumento do PDL é que há várias áreas abertas na área de preservação desde antes da criação do parque e que o governo do Estado nunca indenizou os proprietários e nem tem o interesse de o fazer.

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) foi uma das que defendeu trazer a pauta de volta à discussão após ter sido produzida por uma associação de produtores rurais da região de Vila Bela da Santíssima Trindade. O deputado estadual Valdir Moretto (Republicanos), cuja base eleitoral é da mesma região, também defende a extinção do parque, ou então a indenização imediata dos produtores rurais para que eles possam recomeçar em outro lugar.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet