Cuiabá, domingo, 05/05/2024
15:48:59
informe o texto

Notícias / Política

11/05/2022 às 18:35

Lúdio chama empréstimo dolarizado de absurdo e pede maiores informações ao Governo

O deputado disse que vai protocolar requerimento para que o governo do estado se manifeste sobre a necessidade e os termos do empréstimo

Da Redação - Paulo Henrique Fanaia / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Lúdio chama empréstimo dolarizado de absurdo e pede maiores informações ao Governo

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O deputado Lúdio Cabral (PT) classificou como “absurdo” o projeto que autoriza o poder Executivo a contrair um empréstimo de US$ 40 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Para ele, não há sentido contrair um empréstimo dolarizado quando o Governo do Estado afirma ter dinheiro em caixa.

Em entrevista à imprensa na manhã desta quarta-feira (11), o petista garante que irá apresentar um pedido para que o Governo do Estado apresente maiores detalhes sobre a transação. Ele quer especificações sobre o prazo de vigência do empréstimo, a taxa de juros e qual a cláusula para compensar a variação cambial.
 
“A assembleia vai dar um cheque em branco e pagar como quiser? Governador tem mandato limitado e acaba no dia 31 de dezembro desse ano. Contrair empréstimo agora? Existe aquela clausula para compensar variação cambial? Não tem nada disso”, argumenta o parlamentar.
 
Conforme a mensagem encaminhada à Assembleia, o recurso será aplicado na promoção da melhoria da administração pública e da gestão de receitas, de modo a reduzir e racionalizar o gasto público.
 
A propositura era para ter sido votada na semana passada, mas graças a um pedido de vistas do próprio deputado petista, a votação passou para essa semana. Nesta quarta-feira (11), a matéria foi aprovada com quatro votos contrários.


Além de Lúdio, também se posicionaram contra o empréstimo os deputados estaduais Valdir Barranco (PT), Ulysses Moraes (PTB) e Delegado Claudinei (PL).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet