Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
16:03:29
informe o texto

Notícias / Política

24/05/2022 às 07:24

Medeiros defende debate e diz que Brasil não deve ser tratado como ‘vaca sagrada’

O deputado criticou entidades que querem engavetar o projeto sem realizar uma discussão prévia

Da Redação - Paulo Henrique Fanaia / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Medeiros defende debate e diz que Brasil não deve ser tratado como ‘vaca sagrada’

Foto: Pedro França/Agência Senado

“O Brasil não pode ter uma vaca sagrada”, assim o deputado federal José Medeiros (PL) defendeu a discussão do PL 337/2002 que tem como principal objetivo excluir Mato Grosso da Amazônia Legal. Em conversa com a imprensa durante reunião extraordinária da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nessa segunda-feira (23), o parlamentar criticou entidades que querem engavetar o projeto sem uma discussão prévia.
 
Segundo o deputado, ultimamente no país há um grupo que pauta o que deve ou não ser discutido, criando uma espécie de “Ministério da Verdade” pelo Brasil. “Ultimamente é assim, o status quo com a galera que comanda o que vamos dizer, o debate nacional tem dito o que é verdade. Agora, no Parlamento, o parlamentar não pode falar o que precisa ser dito, porque é cerceado. Agora também estão começando a cercear o que deve ser debatido. O que estão querendo fazer com esse projeto é simplesmente isso”, criticou.
 
Para o parlamentar, quando a Amazônia Legal foi criada, tudo não passava de um projeto administrativo que tinha como principal objetivo a questão econômica e que a questão ambiental surgiu anos depois.
 
“Amazônia Legal era uma questão administrativa, tinha nada a ver com ambiental, era para projeto de empréstimos, era para questão tributária. Então não tinha nada a ver com o meio ambiente. Aí de repente alguém teve a ideia de colocar parte ambiental. Colocou! E agora há uma inquietação de parte da sociedade de querer discutir isso. A pessoa tem uma propriedade que só pode mexer 20%, e as pessoas estão querendo discutir isso Por que não discutir?”, finalizou o deputado.
 
O Projeto de Lei nº 337/2022 é de autoria do deputado federal por Mato Grosso Juarez Costa (MDB). Um dos objetivos do PL é excluir Mato Grosso da Amazônia Legal, região que atualmente é composta pelos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
 
Na manhã dessa segunda, a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso discutiu o tema com o relator do projeto, o deputado federal Neri Geller (PP).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet