Cuiabá, domingo, 28/04/2024
14:57:59
informe o texto

Notícias / Política

30/05/2022 às 07:10

Ludio implode candidatura de Stopa de olho em 2024

Com a liderança do ex-presidente Lula no país, PT de Mato Grosso quer voltar a ter protagonismo

Débora Siqueira

Ludio implode candidatura de Stopa de olho em 2024

Foto: Paulo Henrique Fanaia/Leiagora

A desavença entre o deputado estadual Ludio Cabral (PT) e o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) pode ir além da disputa eleitoral de 2022, mas com foco em 2024. Amarrados pela federação, o PT, PCdo B e PV devem caminhar juntos até as eleições presidenciais de 2026.

Stopa é um dos nomes que poderia suceder o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que está no segundo mandato. Mas o PT deve marcar posição nas eleições municipais com candidato próprio, no caso, o deputado estadual Ludio Cabral (PT).

Caso seja reeleito a uma das 24 vagas da Assembleia Legislativa, Ludio estará em posição confortável em 2024. Ele não necessitaria se afastar do cargo para disputar a prefeitura e teria a seu favor a máquina do Parlamento, com estrutura de cargos e logística, para tentar pela segunda vez disputar a cadeira de prefeito de Cuiabá.

Ludio foi vereador de Cuiabá de 2005 a 2012 e disputou a eleição para prefeito rivalizando com o atual governador Mauro Mendes (União). A briga acirrada foi levada ao segundo turno e Mauro saiu vencedor.

Sem mandato eletivo, dois anos depois Ludio Cabral disputou a eleição ao governo de Mato Grosso. Ele tinha apoio da máquina estadual que na época era comandada pelo então governador Silval Barbosa. Ainda assim, ele perdeu a eleição para Pedro Taques.

Ludio voltou a se eleger em 2018 e agora busca a reeleição na Assembleia Legislativa.

Entre os candidatos petistas nas últimas eleições, Ludio foi que teve melhor desempenho nas urnas. Nas eleições de 2020, o ex-juiz Julier Sebastião da Silva (PT) não chegou nem perto de ameaçar o atual prefeito Emanuel Pinheiro e ou mesmo do segundo colocado, o ex-vereador Abílio Brunini (PL). Em 2018, o partido sequer lançou candidatura.

Com a liderança do ex-presidente Lula e a possibilidade de retomar o comando do país, o PT de Mato Grosso quer voltar a ter protagonismo.

Dentro da federação, mesmo com o combinado de cada partido lançar nomes para a disputa eleitoral contra o governador Mauro Mendes, que deve ter apoio do presidente Bolsonaro, o PT quer ser cabeça de chapa, contudo, com nomes sem força política.

Os expoentes do partido como o presidente da sigla, Valdir Barranco; o próprio Ludio Cabral; e a deputada federal Rosa Neide priorizam a segurança de buscar reeleição do que se aventurar em brigar pelo comando do Palácio Paiaguás.

Para as eleições desse ano, Stopa que tem apoio do prefeito Emanuel Pinheiro poderia ameaçar o projeto do PT. Primeiro porque o PT em Cuiabá é oposição ao prefeito. Segundo porque ele não seria tão lulista raiz.

Agora resta esperar o que virá após as convenções.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet