Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
07:51:19
informe o texto

Notícias / Política

06/06/2022 às 12:02

Semana começa com especulações sobre licença de Mauro e cirurgia de Virginia

Semana passada, fontes disseram que nesta segunda-feira (6) o chefe do Executivo estadual se afastaria do cargo, mas isso não deve se concretizar

Jardel P. Arruda

Semana começa com especulações sobre licença de Mauro e cirurgia de Virginia

Foto: André Romeu/Gcom - MT

A semana começa com especulações sobre a data da licença do governador Mauro Mendes (União) para acompanhar o tratamento da primeira-dama Virginia Mendes. Semana passada, fontes disseram que nesta segunda-feira (6) o chefe do Executivo estadual se afastaria do cargo, mas novas informações dão conta de que ele vai esperar até um dia antes do procedimento cirúrgico da esposa, ou pode até mesmo permanecer no cargo por questões jurídicas.

No caso de aguardar um dia antes da cirurgia da primeira-dama, outra questão que vem é sobre quando Virginia passará pelo procedimento. Duas datas são ventiladas para ela ser atendida no Hospital Albert Einstein, em São Paulo: dia 9 ou dia 13 de junho. Por enquanto não há nenhuma manifestação oficial do governo do Estado e está planejada uma viagem do Mauro Mendes para a Região do Araguaia, no pólo de Barra do Garças.

A outra possibilidade é o governador não se afastar do cargo por muitos dias, podendo despachar de casa, para evitar que o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) precise assumir a titularidade do cargo. Isso se daria por uma questão jurídica, pois, se Pivetta chefiar a administração estadual ainda que temporariamente, menos de seis meses antes da eleição, ele poderá ter sua elegibilidade questionada na Justiça.

Apesar de já existir jurisprudência no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite que o vice assuma temporariamente a titularidade do Executivo, a votação do caso foi de 4x3, considera "apertada" por juristas, e cada caso pode ser analisado de forma individual e ter um resultado diferente. Por isso, se tiver interesse em disputar as eleições, Otaviano pode preferir se manter fora do cargo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet