Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
01:11:49
informe o texto

Notícias / Política

06/06/2022 às 13:11

Após levarem 'bolo' na AL, servidores vão ao Palácio, mas continuam sem reunião sobre RGA

Cada vez mais perto do prazo para reajuste salarial em ano eleitoral, sindicalistas não conseguem reunião com governo

Jardel P. Arruda

Após levarem 'bolo' na AL, servidores vão ao  Palácio, mas continuam sem reunião sobre RGA

Foto: Reprodução

Após os secretários da Casa Civil e Fazenda, Rogério Gallo e Fábio Pimenta, não comparecerem à Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (6), para debater o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) de 2018, um grupo de servidores representando o Fórum Sindical foi até o Palácio Paiaguás com objetivo de conseguir uma reunião, mas continuam sem conseguir marcar agenda.

De acordo com Valdeir Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso (Sintep-MT), a comissão de servidores foi atendida pela chefia de gabinete da Casa Civil, a qual teria dado um prazo de até o final da tarde desta segunda para responder sobre a possibilidade de agendar uma reunião.

“Mantenhamos firmes e fortes na luta e na cobrança daquilo que é direito. Revisão geral  anual é direito. O governo que se diz democrátio e a disposição para receber os servidores não é assim tão democrático. Fato esse que ao chegar no Palácio do Governo da ultima vez tinha um aparato policial e hoje sequer tivemos a possibilidade de ir até o gabinete solicitar uma a agenda do secretário da Casa Civil, quiçá o governador”, diz o sindicalista em vídeo disparado em aplicativos de mensagem instantânea.

Bolo na AL

A reunião que deveria ter acontecido nesta manhã foi marcada a pedido do deputado Ludio Cabral (PT). Ele apresentou requerimento de convocação na sessão de quarta-feira (1), mas a solicitação foi convertida em convite a pedido do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (União), com a promessa do atendimento.

Com a ausência dos secretários, o deputado petista estuda reapresentar a convocação na próxima quarta-feira (8). A assessoria do deputado afirma que os representantes do governo do Estado alegaram conflito na agenda para não comparecerem na Casa de Leis. A assessoria da Secretaria de Estado e Fazendo respondeu ao Leiagora que o encontro nunca foi marcado oficialmente.

RGA 

A Assembleia Legislativa estuda aprovar um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para derrubar o acórdão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) usado como argumento pelo governo do Estado para não para a RGA de 4,19% de 2018. 

O PDL estava na pauta da sessão de 1º de junho, quando o líder do governo, deputado Dilmar Dal’Bosco (União) pediu dilação do prazo para proferir relatório na comissão especial para analisar a proposta. Em tese, ele ainda pode pedir vista na próxima sessão, contudo, o presidente Eduardo Botelho garantiu que o pedido também já serviu como solicitação de vista.

Mesmo após aprovação desse PDL, o governo do Estado precisa enviar um projeto de lei para inclusão da RGA de 2018 no salários dos servidores, a qual precisaria ser aprovada e sancionada até 4 de julho, devido ao fato de ser ano eleitoral, para ter validade jurídica.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet