Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
03:09:25
informe o texto

Notícias / Política

10/06/2022 às 17:41

Vídeo | Vereadores encontram remédios jogados em policlínica abandonada

A antiga unidade de saúde tem sido usada como abrigo para moradores de rua

Leiagora

Vídeo | Vereadores encontram remédios jogados em policlínica abandonada

Foto: Divulgação

Os vereadores Dilemário Alencar (Podemos) e Diego Guimarães (Republicanos) encontraram medicamentos, equipamentos e insumos na Policlínica do bairro Verdão, em Cuiabá, que está desativada. Os remédios estavam dentro do prazo de validade, assim como os materiais de uso hospitalar também estavam em bom estado. A antiga unidade de saúde tem sido usada como abrigo para moradores de rua.

Em visita ao local, Diego relata ter visto além dos insumos, milhares de documentos de pacientes jogados pelas salas. “A situação é triste e deplorável. Remédios dentro do prazo de validade jogados no chão. Materiais, luvas, macas e documentos, tudo amontoado, jogado abandonado. Isso é dinheiro público que foi jogado pelo ralo. Materiais que poderiam estar sendo utilizados pela população”, disse o parlamentar.

Diego vai encaminhar ao Ministério Público de Estado (MPE) e para a Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) a situação para que seja investigada e tomadas as providências. "Nosso papel como vereador é fiscalizar e vamos continuar fazendo isso".

Na sessão ordinária da terça-feira (9), Dilemário inclusive exibiu durante sua fala na tribuna um vídeo de fiscalização realizada no imóvel, que reforça a situação de abandono da unidade.

Dentre os insumos encontrados estavam: adaptador de agulha para coleta de sangue (data de fabricação: 29/09/2020 - data de validade: 29/09/2025), recipiente para exame de fezes (data de fabricação: 12/02/2020 – data de validade: 02/12/2023), scalp descartável para coleta de sangue a vácuo (data de fabricação: 30/11/2017 – data de validade: 29/11/2022), caixa de luvas (data de fabricação: 08/2020 – data de validade: 08/2025).

“Eu fui ao local a pedido de moradores que residem próximo à antiga policlínica. O local está abandonado porque não tem nenhuma espécie de vigilância. Moradores me narraram que há oito meses o local se tornou um ponto de uso de drogas e que já presenciaram vândalos saindo do local com colchonetes, cadeiras, macas, fios elétricos, remédios e insumos hospitalares. Agora, o que mais me deixou indignado foi o abandono no local de insumos hospitalares dentro do prazo de vencimento e até prontuários com dados de pacientes” disse o Dilemário.

O parlamentar informou, ainda, que registrou Boletim de Ocorrência narrando à realização da fiscalização e pontuando que coletou amostras de insumos hospitalares e de materiais gráficos para remeter ao Ministério Público, onde solicitará providências contra esse descaso por parte do poder público municipal.

“Essa fiscalização demonstra mais um desperdício com o dinheiro público da saúde. Certamente os insumos que foram encontrados estão fazendo falta em unidades de saúde. A maioria das cadeiras, macas, colchonetes estão em bom estado de conservação, também poderiam ser usadas em outras unidades. Já o prédio está sendo destruído por vândalos. Fica a minha cobrança para que a secretária de saúde tome providencias, colocando vigilância no local, para que o imóvel da antiga Policlínica do Verdão possa ser reformado e transformado para o uso de outra unidade de saúde, como por exemplo para o Centro de Especialidades Médicas, o CEM, onde o imóvel atual está em estado muito precário”, pontuou o vereador.

Outro lado

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

-Após a abertura da UPA Verdão, a Policlínica continuou em funcionamento durante uns meses com atendimento ambulatorial;

-Após o fechamento total da Policlínica do Verdão, foi solicitada a retirada de todo o material do prédio que estava em boas condições para ser utilizado em outras unidades;

-Apenas no laboratório, que estava trancado, havia insumos para realização de exames, que se encontravam dentro do armário;

-O prédio foi trancado com correntes, porém após um tempo foi arrombado e depredado;

-Existe um planejamento para a utilização do local, que será totalmente reformado e entregue para a Saúde Mental.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet