Cuiabá, sexta-feira, 17/05/2024
15:39:18
informe o texto

Notícias / Geral

17/06/2022 às 15:50

Cão infectado com raiva morre em Centro de Zoonoses e prefeitura faz alerta a dono do animal

Pessoas que tiveram contato com o cachorro podem ter sido contaminadas e correm risco de morte

Denise Soares

Cão infectado com raiva morre em Centro de Zoonoses e prefeitura faz alerta a dono do animal

Cão infectado com raiva morre em Centro de Zoonoses e prefeitura faz alerta a dono do animal

Foto: Assessoria

Um cachorro infectado pela raiva morreu durante tratamento após ter sido abandonado no pátio da Vigilância de Zoonosese, em Cuiabá, no dia 27 de abril. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17) pela Secretaria Municipal de Saúde.

A pasta está em alerta porque o dono do animal e as pessoas que tiveram contato com ele podem ter sido contaminadas pela doença.

Segundo a gestora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Moema Blatt, o animal foi encontrado no pátio externo na unidade.

Ele foi acolhido e morreu no dia 4 de maio. O laudo laboratorial, que ficou pronto na terça-feira (14), indicou teste positivo para raiva.

A Vigilância em Saúde orienta que a pessoa que teve contato com o animal compareça com a máxima urgência a vigilância epidemiológica do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) para que seja avaliada e orientada.

É preciso que o dono do animal e outras pessoas que tiveram contato com o cachorro nos meses de março e abril deste ano compareçam a vigilância epidemiológica do HMC o quanto antes para receber o soro antirrábico.

É imprescindível que elas recebam o soro o mais rápido possível, para evitar que a doença se manifeste.

Raiva Humana

A raiva humana, também chamada de hidrofobia, é uma doença viral que compromete o sistema nervoso central e pode levar o portador à morte, em 5 a 7 dias após a manifestação dos sintomas.
 
O telefone da Vigilância Epidemiologica do HMC é o (65)- 3318 4840.

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela introdução do vírus rábico por meio da saliva do animal infectado, sendo cães e gatos os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao homem em área urbana.

Os morcegos atualmente representam um sério problema de saúde pública, pois mantém em circulação o vírus rábico, sendo sua presença diretamente influenciada por intervenções ou modificações ambientais feitas pelo próprio homem.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet