Cuiabá, terça-feira, 28/05/2024
00:55:05
informe o texto

Notícias / Geral

24/04/2024 às 13:53

ESPERANÇA

Alunos da rede municipal iniciam projeto de "ocupação" do centro histórico de Cuiabá

A região ainda sofre com o abandono do poder público, sem projetos ou segurança para que a população possa transitar sem medo

Leiagora

Alunos da rede municipal iniciam projeto de

Foto: Davi Valle

Lançado na manhã desta quarta-feira (24), o projeto ‘Eu Candeeiro’ promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, tem como principal objetivo a promoção de atividades culturais e de lazer, aproximando a população do Centro Histórico. Os alunos do quarto ano da Escola Municipal de Educação Básica - EMEB Francisco Pedroso da Silva, localizada no bairro São Francisco, na capital, foram os primeiros a participar da atividade. Alguns tiveram a oportunidade, pela primeira vez, de passear pelo centro de Cuiabá, pois, por morarem em bairros mais distantes da região central, o acesso é um pouco mais difícil.

A professora regente Núbia Rafaeli disse que, sempre que surge uma programação extracurricular, os alunos ficam ansiosos e cheios de expectativas. Além de ser um evento cultural, é a oportunidade que as crianças têm de conhecer um pouco da história da cidade em que vivem. “Por morarem em bairros bem distantes da região central, muitos nunca vieram passear por aqui. Então, esse projeto é de extrema importância, pois, além de promover uma atividade diferente, de forma gratuita, eles estão aprendendo sobre suas raízes”, declarou a professora.

As irmãs gêmeas, Ana Júlia e Ana Flávia, 9 anos, estavam super animadas. “Sou nascida e criada em Cuiabá e conheço pouco da minha cidade. Saber de onde tudo começou, os primeiros moradores da capital, é muito legal”, contou Ana Júlia.

Os estudantes percorreram os principais pontos do Centro Histórico, como a rua de cima, denominada como Pedro Celestino, a rua do meio, que é o calçadão da Ricardo Franco, e a rua de baixo, o calçadão da Galdino Pimentel. “Esse é um dos objetivos dos projetos. Queremos mostrar para as nossas crianças que o calçadão e seus casarões contam boa parte da nossa história. Queremos fazer esse resgate e trazer a população mais perto do nosso Centro Histórico, reintroduzindo programações no Beco do Candeeiro, que foi restaurado e reformado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro em maio de 2021”, disse o secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Justino.

Além desse passeio com estudantes da Rede Pública de Ensino, o projeto ‘Eu Candeeiro’ terá programação todas as quintas, sextas e sábados, sempre a partir das 18h, na Praça Alberto Novis, próxima ao Beco do Candeeiro. Haverá uma variedade de atividades, incluindo comida de rua, bazar, feirinha artesanal e manifestações artísticas.

Através do projeto 'Eu Candeeiro', a população será convidada a desfrutar de um dos espaços mais tradicionais de Cuiabá ao longo de quatro meses, proporcionando ao cidadão alternativas de cultura e lazer.

Confira a programação:

 Quinta-feira (25): 'Comidas de Rua' - Música ao vivo com o Grupo Camerata, 18h.

Sexta-feira (26): 'Som do Candeeiro' - Música ao vivo com a cantora Bel Priori & banda, 18h.

Sábado (27): 'Beco da Alegria' - Música ao vivo com Berê & Banda, 19h.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet