Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
03:37:52
informe o texto

Notícias / Política

15/07/2022 às 17:20

Fávaro e Neri pressionam nacional para trazer PSB para o grupo da esquerda

O PT, PV e PCdoB, que juntos compõe a Federação Brasil da Esperança, também participam dessa articulação

Kamila Arruda

Fávaro e Neri pressionam nacional para trazer PSB para o grupo da esquerda

Foto: Assessoria

A fim de aumentar o arco de aliança do grupo de esquerda em Mato Grosso e, consequentemente, enfraquecer o projeto eleitoral da base governista, o senador Carlos Fávaro (PSD) e o deputado federal Neri Geller (PP) articulam a adesão do Partido Socialista Brasileiro (PSDB), junto à Executiva Nacional da agremiação.

O PT, PV e PCdoB, que juntos compõem a Federação Brasil da Esperança, também participam dessa articulação. A principal alegação para que haja essa determinação, de cima para baixo, é o fato do o PSB ter Geraldo Alckmin como candidato a vice na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva rumo à presidência da República.

Diante disso, as lideranças alegam que não faria sentido o partido permanecer em uma coligação que não abriria espaço para Lula em seu palanque em Mato Grosso, como é o caso do governador Mauro Mendes (União), que já garantiu apoio irrestrito à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O único problema de uma eventual aliança do PSB com a federação e o grupo de esquerda seria a disputa ao Senado. Isso, porque a candidatura de Neri à senatória já foi consolidada no grupo, inclusive com o aval do presidenciável.

A agremiação socialista, contudo, também possui pré-candidata para o cargo: a empresária Natasha Selhessarenko (PSB), que por diversas vezes já descartou recuar da corria à senatória para apoiar outro candidato, e também já negou que aceitaria desistir da disputa para ser suplente de Neri.

Nessa quinta (14) inclusive, presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que Natasha é "pré-candidatíssima" pela sigla.

Apesar de evitar admitir uma articulação nacional para garantir a aliança com o PSB, o progressista confirma que tem dialogado com o deputado estadual Max Russi, presidente do PSB em Mato Grosso.

“Está havendo dialogo desde o começo com o Max. No primeiro movimento que nós fizemos o PSB estava no movimento e as conversas estão acontecendo sim”, disse o parlamentar em entrevista aí Leiagora, citando que acredita na consolidação desta aliança. “Acho que sim, acho que vamos caminhar juntos sim”.

Já com relação a pré-candidatura de Natasha, ele desconversa. “Uma coisa de cada vez. Sabemos da liderança que ela exerce, temos que respeitar e, o que precisar e sentar na mesa e discutir isso”, finalizou.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet