Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
00:11:41
informe o texto

Notícias / Geral

16/07/2022 às 08:00

Pesca ilegal, processo de cassação de Paccola e assassinato de cabeleireiro

Leia aqui as matérias mais acessadas e fique por dentro dos assuntos mais repercutidos na semana

Angélica Callejas

Pesca ilegal, processo de cassação de Paccola e assassinato de cabeleireiro

Foto: PJC-MT/Câmara Municipal de Cuiabá

A pesca predatória pode causar sérios impactos no meio ambiente, por ser uma ação insustentável praticada pela ação humana, que pode incorrer no desbalanceamento da fauna e até extinção de espécies. O tema foi tratado em uma das notícias mais lidas desta semana, em razão da prisão de um grupo, no município de Colniza, que estaria em posse de 373 kg de pescado fora da medida. Nos veículos das pessoas detidas, além dos peixes, foram encontrados diversos aparatos que corroboram com a prática da pesca ilegal.

O avanço nas investigações sobre a morte do agente socioeducativo Alexandre Miyagawa, cometido pelo vereador tenente-coronel Marcos Paccola (Republicanos), e
 a repercussão do caso no âmbito polítoco, também têm gerado ganhado atenção dos internautas.

Na segunda-feira (11), a representação da vereadora Edna Sampaio (PT) para abertura de comissão processante, contra Paccola, foi acatado pela Comissão de Ética da Câmara.

O pedido também buscava no afastamento imediado do parlamentar, que seria votado em plenário durante sessão na quinta-feira (14). Contudo, a apreciação foi suspenso após intervenção do verador sargento Vidal (PSD). E apresentou requerimento solicitando que, antes de ser votado no plenário, o pedido de afastamento fosse analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Ocorre que o Legislativo cuiabano entrou em recesso ao final dessa sessão, de dmo que o pedido só deve ser apreciado no próximo mês.

Em terceiro lugar, recebeu muitos acessos a notícia do assassinato de um cabeleireiro de Ipiranga do Norte, que foi encontrado morto no porta-malas do carro dele na segunda-feira (11). Conforme informações da Polícia Militar, quem teria ceifado a vida do empresário seria um ex-funcionário, possivelmente por disputa por uma mulher.

Confira abaixo as mais lidas


1. Dez pessoas são presas com 373 kg de pescado fora da medida

O crime ambiental ocorreu no município de Colniza, na região noroeste do estado. Na ação, os policiais civis apreenderam um caminhão, três caminhonetes, motores e três embarcações, assim como espinhéis, armadilhas e anzóis de galho. Em Mato Grosso, é permitido o transporte de cinco quilos de pescado para a pesca amadora. Acima desta quantidade é considerado crime.

2. Comissão de Ética abre processo de cassação contra Marcos Paccola

A representação da vereadora Edna Sampaio (PT), por meio da qual pediu a cassação e afastamento imediato do vereador tenente-coronel Marcos Paccola (Republicanos), foi parcialmente acatada pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Cuiabá na segunda-feira (11), ao abrirem o processo de cassação. 

O vereador é investigado por atirar três vezes, pelas costas do agente socioeducativo Alexandre Miyagawa, provocando a morte dele, no dia 1º de julho, no bairro Quilombo, em Cuiabá.

3. Cabeleireiro é assassinado e corpo é encontrado dentro de porta-malas de carro

Agnaldo Boldi Saith, de 41 anos, foi assassinado com pauladas na cabeça, no município onde residia, em Ipiranga do Norte. Um homem, que seria ex-funcionário de Agnaldo, foi preso apontado como autor do crime, na cidade de Primavera do Leste, enquanto tentava fugir. A motivação seria uma rixa entre os dois provocada por uma mulher.

4. Avião que caiu em fazenda transportava 500 kg de droga

Uma aeronave de pequeno porte, que transportava 500 kg de droga, caiu a 50 km de Pontes e Lacerda e causou a morte do piloto, de 40 anos. Segundo o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), houve confronto com traficantes no momento em que a droga era descarregada. O piloto teria tentado alçar voo durante a troca de tiros, porém a aeronave veio a cair.

5. Madeireiro investigado por desmatar terra indígena é preso ao tentar atropelar policiais federais

O homem, de 38 anos, investigado por desmatar áreas dentro da Terra Indígena Aripuanã, teve a prisão preventiva cumprida pelos crimes de desmatamento, obstrução contra a administração ambiental e atentado contra a vida do servidor público. O madeireiro ainda teria tentado atropelar policiais federais durante outra fase de uma operação, realizada em junho.

6. Secretária diz que procura por vacinas entre crianças e idosos está ‘ínfima’ e cita preocupação

Assim como em outras partes do país, Mato Grosso registra baixa cobertura vacinal e, consequentemente, enfrenta um aumento significativo de casos de covid. A SES havia solicitado aos municípios, que têm plena gestão nas decisões do combate à pandemia, que tomassem medidas sobre a vacinação, além de ter notificado 124 cidades sobre a situação de alerta pela covid-19.

7. Lúdio não descarta possibilidade de judicializar lei que autoriza pecuária em APPs no Pantanal

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) afirmou que os parlamentares podem incorrer no erro de manter a inconstitucionalidade do projeto de lei autoriza a pecuária extensiva nas Áreas de Preservação Permanente (APP) no Pantanal. De acordo com o parlamentar, isso irá refletir na judicialização do tema. Lúdio explica que irá aguardar um posicionamento do governador Mauro Mendes (União) para depois analisar qual medida será adotada.

8. Operação prende pedófilo e apreende aparelhos com pornografia infantil

Um criminoso foi preso na terça-feira (12), durante a ‘Operação Nuvem Impura’, deflagrada em Cuiabá e Várzea Grande. O pedófilo teria armazenado fotos e vídeos com imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes. Durante o cumprimento das buscas, foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos como celulares, notebooks, pendrives, HDs e outros.

9. Paccola levou menos de dois minutos entre descer do carro e matar servidor

Conforme os registros de uma das câmeras de vigilância que captam o ocorrido, o vereador tenente-coronel Marcos Paccola (Republicanos) desceu do carro às 19h15 e às 19h16 ele disparou contra o agente socioeducativo Alexandre Miyagawa. Isso quer dizer que o parlamentar levou menos de dois minutos para observar a confusão e então decidir matar Miyagawa, com três tiros pelas costas, no dia 1º deste mês.  

10. PSD fecha com federação e Fávaro vai coordenar campanha de Lula em MT

O senador licenciado Carlos Fávaro (PSD) será o coordenador de campanha em Mato Grosso de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) à presidência e vice-presidência da República. A definição ocorreu após uma reunião com a cúpula do PT e PSB na tarde dessa terça-feira (12), em Brasília. Na reunião, também ficou definido que a primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro (PV) será a primeira suplente na chapa de Neri Geller e a segunda está em negociação com o PT para contemplar a federação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet