Cuiabá, sábado, 04/05/2024
20:06:03
informe o texto

Notícias / Geral

20/01/2024 às 08:00

MAIS LIDAS

Prisão de coronel do exército, morte de jovem na casa de amigo e crítica de Mauro as leis brasileiras são os destaques da semana

Além dessas, o Leiagora separou uma lista com as matérias mais acessadas do site nos últimos dias, confira!

Karine Arruda

Prisão de coronel do exército, morte de jovem na casa de amigo e crítica de Mauro as leis brasileiras são os destaques da semana

Foto: Montagem/Leiagora

Um assasinato ocorrido no fim do ano passado fez com que a polícia se desdobrasse para encontrar os envolvidos no crime, mas após a prisão de três suspeitos, o ponto da investigação que mais chamou atenção dos leitores foi o possível envolvimento de um coronel do exército. Etevaldo Caçadini foi preso acusado de financiar a morte do advogado Roberto Zampieri, ocorrida em Cuiabá.

Além dele, as investigações também levaram a polícia até Maria Angélica Caixeta Gontijo, empresária e mandante do crime, Hedilerson Barbosa, intermediador e fornecedor da arma usada para matar o advogado, e Antônio Gomes da Silva, acusado de executar Zampieri.

Outro caso policial que também deixou a população em alerta foi a morte de um jovem, assassinado a tiros na casa de um amigo, enquanto bebia com a namorada. O rapaz tinha 28 anos e foi surpreendido por dois suspeitos em uma moto, um deles desceu do veículo, sacou a arma e atingiu o jovem com pelo menos quatro disparos.

Fechando o top três das matérias mais acessadas do Leiagora desta semana, um pronunciamento do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, sobre as leis penais brasileiras também foi destaque. O chefe do Executivo estadual criticou a legislação, classificando-a como branda e impunitiva, haja visto o aumento no número de casos de violência e o avanço das organizações criminosas em MT.

Esses foram alguns dos casos de maior repercussão nesta semana no Leiagora, confira os demais:

1 - Fotos e Vídeo | Coronel do exército é preso suspeito de financiar morte do advogado Zampieri

O coronel do exército Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas, de 68 anos, teve a prisão cumprida na manhã da última segunda-feira (15), suspeito de financiar a morte do advogado Roberto Zampieri. Com ele, foram quatro envolvidos presos. O crime ocorreu no dia 5 de dezembro, em Cuiabá.

Além dele, foram detidos em Minas Gerais a empresária e mandante da execução Maria Angélica Caixeta Gontijo, Hedilerson Barbosa, investigado por contratar o atirador e fornecer a arma usada no crime e o executor Antônio Gomes da Silva.

2 - Jovem é morto a tiros enquanto bebia com namorada na casa de amigo

Márcio Vorico da Silva, de 28 anos, foi morto a tiros na noite de domingo (14), em Barra do Garças (a 512 km de Cuiabá). A vítima foi surpreendida pelos suspeitos enquanto bebia com a namorada na casa de um amigo. Enquanto se divertiam, dois homens chegaram em uma motocicleta e estacionaram próximo a casa, momento em que o garupa desceu e entrou na residência efetuando os disparos que atingiram a vítima. Após os tiros, a dupla fugiu do local.

3 - Mauro critica leis brandas, vê Judiciário permissivo e fala em 'enxugar gelo' na segurança pública

O governador Mauro Mendes (União) voltou a tecer críticas ao conjunto de legislações penais brasileiras quando questionado sobre o aumento dos índices de violência e o avanço das organizações criminosas em Mato Grosso.

Para ele, as leis são brandas e não punem corretamente os criminosos, fazendo com que o Judiciário tenha se tornado permissivo e a bandidagem mais audaciosa, sem medo da Polícia e da Justiça. Mauro foi entrevistado no Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, na segunda-feira (15) e voltou a defender mudanças na legislação para que os estados, como Mato Grosso, parem de "enxugar gelo".

4 - Motociclista fica gravemente ferido após bater contra pneu de caminhão

Um motociclista, cuja identidade não foi divulgada, ficou gravemente ferido após colidir uma Honda Biz contra um pneu de caminhão na noite de domingo (14), no bairro Setor Industrial, em Juína (a 740 km de Cuiabá). Segundo populares que presenciaram o acidente, o condutor da motoneta seguia pela avenida sentido bairro setor quando se chocou contra o pneu de um caminhão, que estava na calçada próximo ao meio fio, vindo a cair logo em seguida.

5 - ‘Na política nunca mais’, promete Sérgio Ricardo ao afirmar que irá se aposentar no TCE

O atual presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo, afirmou em coletiva de imprensa que não irá mais concorrer a nenhum cargo político. Ele contou que pretende se aposentar no TCE daqui a 10 anos e que talvez no futuro volte a exercer sua profissão de jornalista.

6 - Largo do Rosário ou Ilha da Banana: entenda o projeto de revitalização que pode sair do papel em 2024

Seja como Ilha da Banana ou Largo do Rosário, você deve conhecer esse local situado no coração de Cuiabá. A vista não agrada aos olhos, o que já serviu de moradia para pelo menos 60 pessoas, formando uma pequena vila com traços de construções históricas, hoje está cercada de tapume cor de prata à espera de revitalização, que pode finalmente sair do papel em 2024.

Há mais de dez anos, a região enfrenta uma relação de dependência com modais de transporte, ora VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que chegou a gerar uma série de desapropriações de moradores na região, e agora BRT (ônibus de Transporte Rápido).

7 - Sérgio Ricardo avalia fala de ministro como política e questiona verba e prazo para obra do VLT

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo, cobrou por prazos e definições quanto ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que irá incluir o VLT (Veículo Leve Sob Trilhos) como projeto em Cuiabá, conforme divulgado pela prefeitura da Capital. O ex-deputado estadual reforça que a população está cansada de falas políticas e almeja enfim por uma proposição que saia do papel.

Isso porque, ainda na semana passada, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) divulgou em suas redes sociais e também em portais oficiais da prefeitura o pronunciamento do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que afirmou que irá ‘investir forte’ na mobilidade urbana de Cuiabá com o VLT.

8 - Penas para crimes contra criança e adolescente ficam mais rigorosas

A legislação brasileira, que trata da proteção à criança e ao adolescente contra a violência, foi reforçada na última segunda-feira (15), com a publicação no Diário Oficial da União da Lei 14.811/2024. A medida modifica o Código Penal, a Lei dos Crimes Hediondos e o Estatuto da Criança e do Adolescente e torna mais rigorosas as penalidades para crimes contra essa população.

9 - Obras de implantação do BRT começam na Avenida do CPA; veja etapas dos trabalhos

As obras de implantação do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) em Cuiabá foram iniciadas nesta semana pelo governo de Mato Grosso. Os trabalhos começaram na Avenida do CPA, nas proximidades do Comando-geral da Polícia Militar. Neste primeiro momento, o Consórcio responsável pela obra trabalha no sistema de drenagem no canteiro central. Após a execução deste serviço, os trabalhos vão avançar para a construção da pista de concreto, incluindo a remoção da capa asfáltica e execução da terraplanagem.

10 - Janeiro Branco: saúde mental possui diversos fatores que não devem ser tratados de forma isolada, avalia psicanalista

O primeiro mês do ano levanta as discussões sobre a importância dos cuidados e a conscientização acerca da saúde mental por meio da campanha Janeiro Branco, alertando sobre a prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. Reforçando a relevância do tema, o Leiagora entrevistou a psicóloga e vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso, Keli Virginia Ebert.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet