Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
23:29:01
informe o texto

Notícias / Política

27/07/2022 às 10:00

MDB adia convenção para esperar Mendes bater o martelo sobre palanque aberto

Os caciques da legenda garantem que a mudança de data se deve a um impasse no fechamento das chapas proporcionais, especialmente a de deputado estadual

Kamila Arruda

MDB adia convenção para esperar Mendes bater o martelo sobre palanque aberto

Foto: Reprodução

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) optou por adiar a convenção partidária e esperar a homologação da candidatura do governador Mauro Mendes (União) à reeleição, bem como o posicionamento quanto à corrida ao Senado. A agremiação havia marcado a convenção para a tarde desta quarta-feira (27), mas transferiu o ato para a próxima quinta (4).

Os caciques da legenda garantem que a mudança de data se deve a um impasse no fechamento das chapas proporcionais, especialmente a de deputado estadual. O partido estaria com dificuldades de garantir candidaturas masculinas para fechar a chapa.

Nos bastidores, contudo, a conversa é diferente. Informações dão conta de que o adiamento se deu porque lideranças da agremiação estariam com receio de que Mendes desistisse do palanque aberto no que tange à corrida à senatória, e fechasse a coligação com o senador Wellington Fagundes (PL), que irá disputar a reeleição neste ano.

Isso, porque estaria havendo uma certa resistência por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL) em aceitar tal medida, uma vez que ele seria obrigado a dividir o palanque em Mato Grosso com o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva.

Além do MDB e União, outro partido da base aliada que também realiza convenção no dia 5 de agosto é o PSD, que tem como principal líder o senador Carlos Fávaro.

O social-democrata, inclusive, dispensou a candidatura ao Governo do Estado com o apoio da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), e permaneceu no arco de alianças de Mendes, justamente devido à proposta de palanque aberto ao Senado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet