Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
03:37:22
informe o texto

Notícias / Judiciário

02/08/2022 às 18:04

MP representa contra sócia do Taberna Portuguesa por fake news contra urnas eletronicas

PRE pede que ela desminta informação e passe a verificar informações antes de repassar

Jardel P. Arruda

MP representa contra sócia do Taberna Portuguesa por fake news contra urnas eletronicas

Foto: Reprodução Facebook

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) ajuizou representação eleitoral contra a pré-candidata a deputada estadual Sônia de Fátima Cassol Abraços, sócia-administradora do restaurante Taberna Portuguesa, por veiculação de fake news em grupos de whatsapp questionando a lisura das urnas eletrônicas. A representação foi encaminhada nessa segunda-feira (1º) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Imagens de uma conversa de um grupo com mais de 200 pessoas mostram Sônia compartilhando notícias falsas envolvendo um boletim de urna das eleições presidenciais passadas, na qual seção eleitoral tinha um determinado número de eleitores, mas que um dos candidatos recebeu um número de votos expressivamente maior e o outro candidato não recebeu votos. 

“Além de ser absurda esta afirmação, tal mentira poderia ser facilmente verificada na internet com uma simples busca do Google. Assim, diante da disseminação de fatos claramente inverídicos, que atingem a confiabilidade e lisura do processo eleitoral, é necessário o ajuizamento da presente representação”, ressaltou o procurador regional Eleitoral em Mato Grosso, Erich Masson.

O Ministério Público Eleitoral requereu que a pré-candidata seja advertida a não repetir a conduta sob pena de multa; que desminta a notícia falsa no grupo de whatsapp em questão e em todos os outros grupos aos quais a mensagem tenha sido enviada; e que passe a verificar a veracidade de toda e qualquer notícia recebida antes de sua disseminação por qualquer meio, especialmente em redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram, etc).

 
Com informações do MP
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet