Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
00:31:18
informe o texto

Notícias / Eleições

20/08/2022 às 16:31

Advogado eleitoral analisa pontos da campanha e cita preocupação com polarização

Cyrineu destaca que a Justiça Eleitoral ‘estará atenta a qualquer coisa que fuja ao debate de ideias' e demonstra um alerta nas redes sociais e nas propagandas eleitorais

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni / Da Reportagem Local - Jardel P. de Arruda

Advogado eleitoral analisa pontos da campanha e cita preocupação com polarização

Foto: Leiagora

O advogado mato-grossense Rodrigo Terra Cyrineu, especialista em Direto Eleitoral, falou sobre como a Justiça Eleitoral irá se portar nas eleições deste ano, focando no combate à desinformação e às notícias falsas.

“Durante as campanhas de 2012 e 2018, até a de 2020, a grande preocupação era a Ficha Limpa; só que nessas eleições, acho que até pela introdução delas não tem aí candidatos notoriamente inelegíveis, pelo menos na majoritária não, então num primeiro momento, de registro de candidatura, a atividade da Justiça Eleitoral é quase cartorial, a preocupação será com as propagandas e uso das redes sociais, precisamos evitar os ataques pessoais e manter a discussão no ambiente eleitoral”.

 
Conforme Cyrineu, a grande questão desta eleição está relacionada a propaganda e a utilização de mecanismos e ferramentas tecnológicas para eventual disparo de informações.

“Mas principalmente iremos dar ênfase ao combate à fake news. O foco dessa campanha será o combate à desinformação, especialmente por que há uma polarização na campanha nacional entre Lula e Bolsonaro, e guardada as proporções, a campanha da Márcia, a adversária principal do governador Mauro Mendes; então os juízes auxiliares da propaganda já estão atentos a qual vai ser o norte dessa campanha”.

Outro ponto abordado por Cyrineu e que deve exigir atenção e esforço dos agentes eleitorais é a fiscalização das postagens feitas durante a campanha. “Elas podem ter desdobramentos na área cível e na área criminal, inclusive crimes contra a honra no âmbito do direito eleitoral, fazendo com o Ministério Público tenha autonomia para determinar instauração de inquérito pela delegacia de polícia e promover uma denúncia, caso identifique algum material que incorra em injúria, calúnia e difamação”.

O advogado disse que a Justiça Eleitoral ‘estará atenta a qualquer coisa que fuja ao debate de ideias'. “Vamos esperar para ver como os candidatos vão se comportar nesse ambiente de animosidade pré-existente, mas acreditamos no bom senso e que o debate de ideias prevalecerá”.

Players eleitorais

As decisões dos juízes auxiliares serão um termômetro para os players eleitorais entenderem como eles vão se posicionar. “Muito embora a liberdade de expressão seja regra no ambiente das redes sociais, nossa preocupação é que se não houver uma postura de ataque ao adversário, nós vamos barrar essas postagens calcadas em fake News e discurso de ódio, prática que pode alimentar um círculo vicioso”, concluiu Rodrigo Cyrineu.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet