Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
01:07:51
informe o texto

Notícias / Política

03/09/2022 às 15:39

Por unanimidade, TSE reverte cassação do deputado Carlos Avallone

Justiça Eleitoral reconhece que alteração na causa gerou prejuízo a ampla defesa do parlamentar

Jardel P. Arruda

Por unanimidade, TSE reverte cassação do deputado Carlos Avallone

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu, por unanimidade, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cassar o mandato do deputado estadual Carlos Avallone (PSDB). O julgamento ocorreu entre quinta (1) e sexta-feira (2), em processo instaurado para apurar suposto abuso de poder econômico ocorrido na eleição de 2018.

O voto do relator, ministro Mauro Campbell, foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Carlos Horbach. Para o relator, houve alteração na causa ao ser inserido no processo fatores diferentes dos narrados inicialmente pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), após fase de instrução, subvertendo, portanto, o princípio da ampla defesa.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso cassou, em abril de 2021, o mandato do deputado estadual Carlos Avallone após entender que houve a comprovação de gastos acima do permitido pela legislação eleitoral.

 A principal prova do processo foi uma quantia de dinheiro apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) três dias antes da eleição, no município de Poconé, em direção a Cáceres. Um veículo adesivado e transportando material de campanha de Avallone transportava R$ 89,9 mil.

Carlos Avallone assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) após o titular da vaga, Guilherme Maluf, ter sido nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet